Toth em Dudince e «Atleta do Ano». Fotos: Rastislav Hrbácek e federação da Eslováquia. |
O vencedor surpresa da última Taça do Mundo de Marcha, realizada no ano passado em Chihuahua, México, planeia disputar apenas os 50 km dos Jogos Olímpicos de Londres.
Para Toth a tentativa de fazer duas provas (20 e 50 km) em grandes eventos internacionais não tem dado os resultados que pretendia. Em Daegu, nos 20 km, classificou-se em 14.º lugar mas não conseguiu terminar os 50 km, prova em que muitos vaticinavam um resultado a valer-lhe um lugar entre os primeiros classificados.
Recorde-se que em Março deste ano, no meeting de Dudince, que venceu, Toth realizou o fantástico tempo de 3.39.46 horas, recorde nacional da Eslováquia e uma das melhores marcas do ano nos 50 km. Em 2012, no mesmo certame, tenciona optar pela distância de 20 km.
Em Maio já o eslovaco, de 29 anos, estivera muito bem nos 20 km da Taça da Europa de Marcha que se disputou em Olhão, ao chegar à meta na segunda posição tendo antes, no Grande Prémio Internacional de Rio Maior, revelado encontrar-se num dos melhores momentos da sua carreira desportiva ao estabelecer a sua melhor marca pessoal, no tempo de 1.20.16 h.
Depois de umas repousantes férias com a família na Turquia e de um estágio de preparação no corrente mês em Tenerife, Toth, que já garantiu passaporte para os Jogos Olímpicos, mostra-se confiante na obtenção de um bom resultado, e vaticina marca de qualidade próxima do seu melhor.
Ontem, numa cerimónia realizada em Lucenec/Bratislava, Matej Toth recebeu da Federação Eslovaca de Atletismo o prémio de «O atleta do Ano».