sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Inês Henriques, figura nacional de 2011

Inês Henriques abriu a temporada internacional com uma vitória
em Chihuahua. Foto: FMA
O ano de 2011 ofereceu às marchadoras portuguesas a oportunidade de lutar por três títulos nacionais: pista coberta, estrada e pista ao ar livre. Inês Henriques compareceu a esses encontros e em todos triunfou, garantindo a conquista dos três ceptros e fazendo uma tripleta num país onde a concorrência ao seu nível é muitíssimo forte.

Ainda no plano nacional há a realçar mais alguns sucessos, como as vitórias nos Campeonatos Nacionais de Clubes pelo seu Clube de Natação de Rio Maior (13.14,15 no apuramento, em Leiria; 12.56,97 na fase final da II Divisão, em Lisboa) e nos regionais de Santarém (pista coberta e ar livre).

Nas competições internacionais, o ano também começou da melhor maneira, com a vitória na prova mexicana do Challenge da AIFA, a 5 de Março, em Chihuahua, onde o pódio da prova feminina foi todo português (com Vera Santos e Susana Feitor nos lugares imediatos). Alcançaria depois o quinto lugar no Grande Prémio de Rio Maior (9 de Abril), o terceiro em Sesto San Giovanni (1 de Maio) e, a fechar a temporada, o segundo no revitalizado Grande Prémio de Naumburg (24 de Setembro).

Faltou no bolo a cereja dos desempenhos mais positivos na Taça da Europa de Olhão (13.ª) e nos mundiais de Daegu (10.ª), provas em que Inês Henriques foi a segunda e terceira portuguesa respectivamente e Susana Feitor liderou as cores nacionais.

Em todo o caso, a marchadora do Clube de Natação, com nada menos que oito provas de 20 km de Janeiro a Setembro, merece o título de figura da marcha portuguesa de 2011, terminando ainda a época no segundo lugar da lista nacional dos 20 km (1.30.29, em Sesto San Giovanni), suplantada apenas pela sportinguista Vera Santos, com a marca realizada no Grande Prémio de Rio Maior (1.29.55).