terça-feira, 21 de agosto de 2018

Suzhou (China) recebe a Final do Challenge Mundial da IAAF

Fotos: Comité Organizador Local. Montagem: O Marchador

Pela primeira vez a tradicional e espetacular Volta ao Lago Taihu, em Suzhou, distrito de Wuzhong, província de Jiangsu, vai incluir uma prova do Challenge Mundial de Marcha Atlética, nada menos que a Final, agendada para o primeiro dos três dias de competições – 24 a 26 do próximo mês de setembro, numa organização da Federação Chinesa de Atletismo e do Departamento de Desporto da Província de Jiangsu.

São grandes as expetativas geradas na região com o acolhimento desta competição, já manifestadas pelos mais altos responsáveis da cúpula dirigente da Província de Jiangsu aquando do jantar de gala do Campeonato Mundial de Seleções de Marcha Atlética, que teve lugar em maio, na cidade de Taicang, esperando-se, pois, uma organização do mais alto nível mundial, de resto, habitual na China, isto numa região onde a marcha atlética tem uma forte implantação, muita adesão popular, e beneficia de elevados apoios.

Além dos prémios monetários a distribuir pela organização, em função do apuramento dos resultados das três provas, aos oito primeiros atletas, masculinos e femininos (9.000 euros ao primeiro classificado) e às oito primeiras equipas (cerca de 17.500 euros à primeira equipa), e aos prémios específicos da prova do challenge (perto de 18 mil euros), a IAAF atribuirá, por sua vez, o montante global de 175.000 euros aos primeiros classificados da classificação final do challenge mundial.

A primeira prova do evento, a 24, pelas 9:15 horas (hora local), será realizada na distância de 20 km e será contabilizada para o Challenge Mundial. A 25, pelas 9:30 horas, os atletas percorrerão uma distância de 12 km, e a 26, à mesma hora, a finalizar esta jornada de autêntica festa para a marcha atlética, com a integração de eventos de caminhada onde são esperados muitos milhares de participantes, terá lugar nova prova de 12 km.

Expetantes estarão os principais marchadores mundiais que acudirão à China onde esperam consolidar as suas posições na classificação geral do Challenge da IAAF, neste evento com a angariação de 12 pontos para o primeiro classificado, 10 para o segundo, 8 para o terceiro, até ao 10.º classificado. Os cinco primeiros são, no setor masculino, Andrés Chocho (Equador), com 25 pontos, Diego García (Espanha), com 22, Álvaro Martín (Espanha) e José Ojeda (México), com 18, e Perseus Karlström (Suécia), com 15, e no setor feminino, Shijie Qieyang (China), com 34 pontos, Maria Guadalupe González (México), com 24, Erica de Sena (Brasil), com 23, e as portuguesas Inês Henriques, com 22, e Ana Cabecinha, com 15.

Além do Delegado Técnico, nomeado pela IAAF, a organização do evento contará com a presença de 10 juízes internacionais de marcha. E neste campo, é de realçar mais um grande passo para a afirmação positiva da arbitragem portuguesa no setor do atletismo além-fronteiras com o convite formulado a Joaquim Graça para atuar em tal evento, o segundo que o prestigiado juiz internacional português intervirá em terras chinesas, no decorrer do mês de setembro.