segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Berlim recebe os Campeonatos Europeus de Atletismo

Foto: European Athletics. Montagem: O Marchador

Começa amanhã mais uma edição dos Campeonatos Europeus de Atletismo, com a novidade da inclusão da disciplina dos 50 km marcha femininos, num evento que se prolongará até ao dia 12 deste mês e está inserido num programa de outras seis modalidades desportivas a terem lugar na primeira metade do mês de agosto, divididas entre Berlim e Glasgow.

É a terceira vez que a Alemanha recebe os Campeonatos Europeus depois de ter acolhido as edições de 1986, em Estugarda, e de 2002, em Munique. Atletas de 49 países europeus (alguns da Rússia, na condição de neutros) tomarão parte no evento. Esta edição, por ser realizada em ano não olímpico, é considerada de melhor nível técnico global relativamente à edição de Amesterdão, em 2016, na qual muitos dos melhores especialistas europeus optaram pela ausência, preparando-se então para os Jogos Olímpicos.

Para a edição de Berlim espera-se a participação de mais de 1500 atletas, 7 dos quais campeões olímpicos e 15 campeões mundiais. Dos marchadores portugueses, cujas provas se realizam no centro da capital, num circuito em estrada, as maiores expetativas vão para campeã mundial e ex-recordista mundial Inês Henriques, a principal favorita ao triunfo nos 50 km, distância na qual possui um recorde pessoal de 4:05:56, tendo como uma das mais fortes opositoras a espanhola Julia Takács, que tem a marca de 4:13:04 (recorde de Espanha). Ana Cabecinha, nos 20 km marcha é outra das representantes lusas com aspirações a um bom resultado que pode passar pelo desejo de conquista de uma medalha.

Os 50 km marcha masculinos, com João Vieira e Pedro Isidro, e os 50 km femininos, com Inês Henriques, iniciam-se às 8:35 horas (hora local, 7:35 em Portugal) do dia 7, num circuito com um perímetro de 2 quilómetros, enquanto os 20 km femininos, com Ana Cabecinha e Edna Barros, estreante nestas andanças, terão lugar pelas 9:05 horas do dia 11, num circuito de um quilómetro. Os 20 km masculinos vão realizar-se neste mesmo dia, pelas 10:55 horas (hora local).

A equipa de juízes internacionais de marcha, todos do painel de nível mais elevado da IAAF (III) será composta por Luis Saladie, de Espanha, o juiz-chefe, Frédéric Bianchi, da Suíça, Jean-Pierre-Dahm, de França, Anne Fröberg, da Finlândia, Pierce O’Callaghan, da Irlanda, Steve Taylor, da Grã-Bretanha, e Hans van der Knaap, da Holanda. Nas restantes áreas do ajuizamento há três portugueses nomeados: Jorge Salcedo (Delegado Técnico), Samuel Lopes (Oficial Técnico Internacional) e Pedro Branco, Delegado Médico.