terça-feira, 28 de agosto de 2018

A equipa de Juízes de Marcha nos Jogos Asiáticos 2018

Juízes de Marcha e Sebastian Coe em Jacarta.
Fotos: fb Dukho Cho. Montagem: O Marchador

Este é um ano destinado à realização de Campeonatos ou Jogos nos vários continentes, na modalidade do atletismo. E com provas de marcha atlética nas distâncias que normalmente estão incluídas nos Jogos Olímpicos, os 20 e 50 km masculinos e os 20 km femininos, este ano com a novidade da inclusão da distância feminina dos 50 km marcha nos Campeonatos Europeus de Berlim, que tiveram lugar neste mês de agosto.

Em Jacarta, na Indonésia, decorrem os Jogos Asiáticos (17/8 a 2/9), a mais importante organização multidesportiva no continente asiático, que decorre a cada quatro anos e onde o atletismo é modalidade rainha e conta com a presença de Sebastian Coe, presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Numa das fotos (1) que apresentamos, está junto de Dukho Cho (Coreia do Sul), Choo Sal Mei (Singapura), Yeung Man Chun (Hong Kong), S Vegiyathuman (Malásia) e Akira Fujisaki (Japão), no sentido da esquerda para a direita.

Numa das outras fotos (2), a equipa completa dos 9 juízes internacionais de marcha, após a realização da reunião técnica, e onde podemos ver, além dos juízes já referenciados no parágrafo anterior, Yang Zhongmin (China), que usualmente acompanha a atividade da marcha atlética de alto rendimento junto da Federação de Atletismo da China, Hamad Al Hiniw (Cazaquistão), Chang Ping Shan (Taipé) e Visuit Shan Doung (Tailândia). Na foto 3, vemos o medidor internacional Wang Tak Fung (Hong Kong), responsável pela certificação dos circuitos de maratona e marcha, ele próprio juiz internacional de marcha, aqui acompanhado por uma beldade do país anfitrião.

Vários dos juízes internacionais de marcha presentes em Jacarta encontrar-se-ão no primeiro fim-de-semana de novembro próximo, em Londres, a fim de ser realizada mais uma certificação de juízes internacionais da especialidade ao mais alto nível da IAAF, onde será estabelecido um novo painel, o mais restrito desde sempre e desde que se realizam exames para o setor (os primeiros decorreram em 1998), prevendo-se que o novo Painel IAAF (2019/2022) seja composto por apenas 20 juízes.