quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Cláudio Richardson e Paula Silva em destaque no Troféu Norte-Nordeste (Brasil)

O pódio masculino e a partida da prova feminina.
Fotos: Fernando Simões - CBAt/FEPA
Montagem: O Marchador

No primeiro dos três dias do Troféu Norte Nordeste Caixa de Atletismo 2018 (27 a 29 de julho), importante competição inter-regional do desporto brasileiro, que teve lugar em Recife, no Estádio de Atletismo do CIEF Santos Dumont, e contou com a participação de atletas de 15 Federações de Atletismo, a marcha atlética na distância dos 20.000 metros (50 voltas à pista) proporcionou o triunfo a dois ilustres conhecidos da especialidade – Paula Raissa da Silva (Pernambuco) e Cláudio Richardson (Rio Grande do Norte).

Na prova feminina, Paula Raissa Paz da Silva, que perfaz brevemente (a 18 deste mês) o seu 25.º aniversário, concluiu a prova no tempo de 1:46:15.0. A competir em casa pois representa a Associação Atlética Santos Dumont, que está sediada em Recife, a atleta pernambucana atravessa uma das suas melhores fases da sua carreira desportiva, que teve um dos seus momentos mais altos no Grande Prémio Internacional de Rio Maior (estrada), a 7 de abril deste ano, quando estabeleceu um novo recorde pessoal, no tempo de 1:45:40.

Na prova masculina, Cláudio Richardson dos Santos, da Associação Atlética Banco do Brasil, colecionou mais uma vitória enriquecendo o seu vasto e impressionante currículo desportivo ao cruzar a linha de meta na primeira posição e no tempo de 1:44:32.4. Atualmente com 40 anos de idade é um pouco o nosso José Magalhães que também seguiu apaixonadamente a carreira na marcha atlética até a uma idade avançada e com bons desempenhos no plano internacional.

Richardson é um grande campeão. Acaba de conquistar a sua 10.ª vitória no Troféu Norte-Nordeste. Nos campeonatos brasileiros de 50 km marcha (Copa Brasil) subiu ao lugar mais alto do pódio por 9 vezes. Nesta distância bateu em 2008 o recorde sul-americano. Terá sido este o seu melhor ano da carreira desportiva que o levou a representar, uma vez mais, as cores canarinhas, desta vez na Taça do Mundo de Marcha, disputada em Cheboksary (Rússia), igualmente na distância dos 50 km onde estabeleceu o seu (atual) recorde pessoal.

Currais Novos está pois muito bem representado. Num post do Facebook, o seu amigo, e treinador, Judson José de Lima, não é parco em elogios ao atleta potiguar (assim dito aos nascidos no Estado do Rio Grande do Norte), classificando a parceria vivida, com imensa satisfação, num sentimento de fraternidade e estima ao longo de 12 anos, e como sendo também de comunhão de doação, disciplina, sacrifício, dor, sangue e suor.

Resta acrescentar que no plano coletivo (masculinos e femininos) a Seleção de Pernambuco venceu o Troféu Norte Nordeste Caixa de Atletismo, com os restantes lugares do pódio a serem ocupados pela Seleção de Piauí, na segunda posição, e pela Seleção do Rio Grande do Norte, na terceira posição.