sábado, 12 de março de 2011

Publicações que fazem a história da marcha atlética

Em Novembro de 1986, já estão decorridos quase 25 anos, a então comissão nacional de marcha, extinto órgão da Federação Portuguesa de Atletismo e da qual fizeram parte Aires Deniz, Álvaro Rocha Pires, José Dias e Luís Dias, lançou a primeira de um conjunto de cinco edições de “O Marchador”, cuja capa agora reproduzimos.
Álvaro Pires, pai do ex-atleta internacional Paulo Pires, foi o principal responsável e dinamizador da iniciativa, ele próprio um apaixonado pela fotografia que ilustrou abundantemente nas páginas das publicações.
Com a composição e arranjo gráfico de Altino Mesquita, José M. Justo e Paulo de Almeida, o primeiro número contou com a colaboração, na página “A Tribuna”, do jornalista Manuel Arons de Carvalho, num artigo de opinião a que deu o título: da “Comissão de Marcha” ao “Círculo de Lançadores”.
Também colaboraram na referida edição os atletas Paulo Pires e João Rodrigues na rubrica “Destaque” incidindo o foco no internacional júnior Paulo Santos (Mundiais de Atenas) e uma referência elogiosa a José Magalhães.
Além do editorial, as rubricas “Agenda”, “A Fotografia na Marcha”, “Resultados de competições nacionais e internacionais”, “Ecos e recortes – a marcha no mundo”, faziam desta e das restantes publicações um conjunto harmonioso e de bom gosto.
A foto de José Urbano ilustrou a capa. Reproduzimos o que a propósito, o seu autor, Álvaro Pires, escreveu:
 “Caso ímpar de vertiginosa ascensão ao galarim dos reais valores da marcha atlética no nosso país, José Urbano personifica a dedicação à especialidade, a fibra dos campeões.
Época recheada de sucessos, a de 85/86, culminando com a presença honrosa nos Europeus de Estugarda e os títulos de campeão nacional da 1.ª divisão e campeão de Portugal.
‘O Marchador’ expressa-lhe através desta capa, as suas homenagens.”