quarta-feira, 2 de março de 2011

No aniversário de Jorge Salcedo

Foto: Carlos Lineu Miranda
O mais destacado dirigente e juiz português de atletismo, Jorge Salcedo, cumpre hoje mais um aniversário, pelo qual a equipa do blogue «O Marchador» lhe envia uma forte saudação de respeito e amizade.

Juiz nacional de atletismo desde 1974, teve a primeira nomeação pela associação europeia em 1983 e pela federação internacional em 1985, ano em que se tornou membro do primeiro painel de oficiais técnicos internacionais da então designada Federação Internacional de Atletismo Amador. Em 1991 passou a integrar como membro o Conselho da Associação Europeia de Atletismo e o Comité Técnico da federação internacional, sendo presidente deste último desde 1999.

Como pontos mais significativos de uma rica carreira de juiz internacional, Jorge Salcedo desempenhou funções  de delegado técnico de atletismo nos Jogos Olímpicos de 2004 (Atenas) e de 2008 (Pequim), depois de já ter sido oficial técnico internacional em 2000 (Sydney), estando nomeado para chefe dos oficiais técnicos internacionais nos Jogos de 2012 (Londres) e para várias competições de atletismo de âmbito mundial ou europeu.

Ao longo dos anos e assinalanado o brilhante desempenho ao serviço do atletismo, Jorge Salcedo tem recebido os mais importantes galardões de entidades como a AIFA, a FPA, o Conselho de Arbitragem da FPA, o Comité Olímpico de Portugal e a Confederação do Desporto de Portugal, tendo sido agraciado pelo Governo Português com a Medalha de Mérito Desportivo.

Entre outros momentos de proximidade de Jorge Salcedo com a marcha atlética contam-se diversas competições internacionais de atletismo organizadas em Portugal sob sua direcção e com a colaboração de marchadores enquanto voluntários. São os casos, por exemplo, dos mundiais de corta-mato de 1985, a Taça da Europa Bruno Zauli de 1996, ambos em Lisboa, os europeus de corta-mato de 1997, em Oeiras, e sobretudo os Campeonatos do Mundo de Juniores realizados em Lisboa em 1994. Jorge Salcedo era o presidente do comité organizador e entregou ao sector de marcha a coordenação de todo o departamento de logística desse evento. Ficou, assim, a cargo de pessoas da marcha a organização do serviço de alojamento e transportes desses campeonatos, o que mobilizou cinco coordenadores, assessorados por diversos voluntários, entre os quais mais alguns marchadores.

Jorge Salcedo sempre pautou a sua conduta por muito respeito e consideração pela marcha atlética, revelando-se disponível a todo o momento para ajudar a ultrapassar alguma dificuldade que surgisse.

Jorge Salcedo foi também o representante da Federação Portuguesa de Atletismo na gala comemorativa dos 25 anos da marcha atlética em Portugal, realizada em Santa Maria da Feira em 1999.