Foto: Atletismo Master PT |
No conjunto de todos os escalões, a marca de Luís Silva foi superada por um único atleta, o espanhol Miguel Ángel Prieto, vencedor dos M45 com 20.38 m. À semelhança do que já acontecera na jornada de sexta-feira, também nestes 5 km Prieto estabeleceu novo recorde mundial do seu escalão, superando o anterior máximo de 20.54 que desde 1991 estava na posse do neozelandês Gary Little. Miguel Ángel Prieto foi uma grande figura mundial da marcha atlética na transição dos anos 80 para 90 do século passado, estando há cerca de um ano a retomar a actividade competitiva após quase 20 anos sem marchar.
No sector feminino, Maria Alice Fernandes conquistou a medalha de prata do escalão W55, com a marca de 27.32 m. A vencedora foi a britânica Anne Wheeler, com 26.44 m, numa prova em que o pódio foi completado pela italiana Natali Marcenco (27.57). Como se nota, o pódio da prova foi quase igual ao de anteontem nos 3000 m, com a diferença de terem trocado de posição as duas primeiras classificadas. Classificaram-se mais onze atletas.
Competindo no escalão M75, José Bom classificou-se na 11.ª posição, averbando 39.54 m. O vencedor foi o letão Irbe Zigurds, com 30.05 m, num escalão com onze concorrrentes
Terminados estes campeonatos, a marcha portuguesa conquistou mais quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata. Os marchadores veteranos europeus têm agora novo encontro marcado para 13 a 15 de Maio, nas cidades francesas de Thionville e Yutz, onde decorrerão os XII Campeonatos da Europa de Estrada.