terça-feira, 1 de março de 2011

Edward Araya vence Campeonato do Chile de 50 km com recorde nacional

Foto: Municipalidad de Arica
Realizados em Arica, no sábado, 26 de Fevereiro, os Campeonatos Nacionais do Chile com provas para juvenis, juniores e seniores, tiveram a participação de cerca de meia centena de atletas, alguns deles vindos do México, da Argentina e da Bolívia.
Arica, região povoada há mais de 10.000 anos, está localizada no extremo norte do Chile (costa oeste), e fica próximo da fronteira do Perú e da Bolívia.
A figura de maior destaque nos campeonatos foi o atleta chileno Edward Araya, de 25 anos, originário da região, ao obter a marca de 4.03.02, recorde nacional do Chile. A sua anterior marca era de 4.14.10, obtida no ano passado. Foi internacional pelo seu país no Mundial de Jovens, em Sherbrooke, em 2003 e na Taça do Mundo de Chihuahua, em 2010.
Araya que deverá confirmar o resultado no próximo ano tendo em vista a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, estava muito emocionado e declarou que “este é apenas um passo na minha caminhada para os Jogos. Este ano competirei ainda na Copa Panamericana de Marcha, na Colômbia, e também em Buenos Aires, Daegu e Guadalajara, onde espero superar-me“.