sexta-feira, 4 de março de 2011

Benicàssim acolhe domingo os Campeonatos de Espanha

A cidade de Benicàssim, na costa mediterrânica espanhola, vai ser palco este domingo da 80.ª edição dos Campeonatos de Espanha de Marcha em estrada, com um circuito traçado no centro da cidade. Em disputa vão estar onze títulos individuais, nas categorias de iniciados a veteranos, sendo esta uma prova decisiva para a composição das selecções espanholas com vista às competições internacionais da época em curso.

Na prova de 20 km masculinos aguarda-se o regresso de Francisco Fernández à competição, cumprida que está a suspensão por um ano determinada pelo Comité de Competições da federação espanhola. Na mesma prova são esperadas também as presenças de notáveis como Miguel Ángel López, actual campeão de Espanha, Francisco Arcilla, campeão iberoamericano, e David Domínguez. Igualmente inscrito está Germán Nieto, um espantoso marchador retirado há quase 20 anos, depois de uma breve mas fulgurante carreira enquanto juvenil e júnior, que lhe permitiu ser 2.º e 3.º nos europeus de juniores respectivamente de 1989 e 1987 desse escalão. Ausente desta prova estará Juan Manuel Molina, a contas com uma lesão na perna direita.

Nos 20 km femininos, realce para as presenças de María José Poves, campeã em título e vencedora dos campeonatos de 2005 e 2007, Beatriz Pascual, campeã em 2006, 2008 e 2009, Julia Takacs, recordista da distância em sub-23, Lorena Luaces e da recordista de títulos nacionais de 20 km, María Vasco, a melhor marchadora espanhola de sempre, cinco vezes campeã de Espanha em estrada: 1998, 2001, 2002, 2003 e 2004.

Por fim, nos 50 km, destaque para a presença de Mikel Odriozola, cinco vezes campeão de Espanha da distância entre 2001 e 2006, Alejandro Cambil, vencedor em 2008, José Ignacio Díaz e Miguel Ángel Prieto, medalhado de bronze nos 20 km dos europeus de Estugarda de 1986 e que também está a retomar a actividade competitiva após quase vinte anos de afastamento. Baixas de vulto são as dos lesionados Ferrán Collados, actual campeão de Espanha, e Jesús Ángel García, já uma lenda viva da marcha atlética espanhola.

Ainda uma palavra para a inscrição de outras figuras históricas da marcha do país vizinho, como Basilio Labrador, Mario Avellaneda e Andrés Marín, que competirão nos 10 km de veteranos.