sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Marcha já tem percurso para Jogos de Londres

Dificilmente, outra disciplina ou modalidade olímpica terá provas em cenário mais imponente durante os Jogos Olímpicos de Londres do que a marcha atlética, graças ao percurso recentemente divulgado pelo comité organizador para as competições da especialidade. Traçado frente à entrada principal do Palácio de Buckingham e com um perímetro de 2000 metros, este percurso fica implantado em Constitution Hill e The Mall, as duas avenidas que convergem para o Victoria Memorial, frente ao palácio, numa opção que tornará as provas de marcha dos Jogos Olímpicos de 2012 das melhor localizadas entre todas as competições que vão ter lugar fora do estádio olímpico.

Mas, como não há bela sem senão, fica já confirmado aquilo de que se suspeitava desde algum tempo atrás: as provas de marcha não terão partida nem chegada no estádio, tal como aconteceu nos mundiais de Berlim de 2009 e nos europeus deste ano, em Barcelona. Para uns, é uma forma de garantir um bom traçado, sem depender da topografia da zona envolvente do estádio. Para outros, trata-se de retirar aos marchadores a emoção da entrada no estádio olímpico depois de percorridos 20 ou 50 quilómetros de prova.

Entre um ponto de vista e outro dividem-se as opiniões, sendo certo, no entanto, que naquela zona turística as provas poderão ser apreciadas por mais público do que aquele que caberia no estádio, mesmo imaginando-o completamente lotado.