sábado, 24 de agosto de 2019

Volta ao Lago Taihu 2019 - regulamento e formulário de inscrição

Imagens: LOC. Montagem: O Marchador

Pela segunda vez consecutiva, a Volta ao Lago Taihu, em Suzhou, no distrito de Wuzhong, incluirá numa das suas três etapas a final do Challenge Mundial da Federação Internacional de Atletismo.

A 7.ª edição do evento decorrerá nos dias 20, 21 e 22 de outubro e é uma organização da Federação de Atletismo da China e do Departamento de Desporto da Província de Jiangsu, estando expressamente convidados os 100 melhores atletas do ranking mundial do ano.

Os prémios monetários a atribuir pela organização ascenderão a perto de 200 mil euros e incluem os oito primeiros classificados em ambos os sexos (o vencedor da classificação global terá à sua disposição um prémio de quase 13.000 euros), às seis primeiras equipas e ainda aos seis primeiros de cada uma das etapas, sem contar com os próprios prémios, específicos da etapa do challenge mundial e do “bolo” final que a IAAF atribuirá, no montante de 175.000 euros.

No primeiro dia de provas, dia 20, pelas 8 horas, os atletas percorrerão a etapa mais longa da competição, na distância de 20 km. A 21 disputarão a segunda etapa, de 12 km (09:30h) e a 21 a terceira e última etapa, também de 12 km (09:30h). Paralelamente à atividade competitiva serão realizadas caminhadas envolvendo vários milhares de concorrentes.

Quando faltam duas provas para se completar o Challenge Mundial da IAAF do corrente ano (teremos antes da prova da China os Mundiais de Doha) os três primeiros da classificação são, no setor masculino, o sueco Perseus Karlström (25 pontos), o espanhol Diego García (24) e o brasileiro Caio Bonfim (21) e no setor feminino, a chinesa Shijie Qieyang (31 pontos), a brasileira Erica de Sena (23) e a chinesa Jiayu Yang (20).

O Delegado Técnico nomeado para o evento pela Federação Internacional é o conceituado juiz internacional francês Jean-Pierre Dahm, tendo a organização convidado 10 juízes de marcha do principal painel de especialistas da IAAF, entre os quais se conta o português José Dias.

Consulte o regulamento da competição [aqui] e o formulário de inscrição [aqui].