domingo, 11 de agosto de 2019

José Pinto nos Jogos Olímpicos de Los Angeles

José Pinto nos Jogos Olímpicos de Los Angeles
Recordando: há 35 anos, José Pinto nos 50 km dos Jogos Olímpicos de Los Angeles

Completam-se hoje 35 anos sobre o dia em que José Pinto participou na prova dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de 1984, realizados em Los Angeles (EUA), sendo ainda nos dias de hoje o atleta masculino na referida disciplina a ter obtido o melhor resultado no maior evento desportivo à escala mundial.

Proveniente da famosa escola de marcha atlética do Sport Lisboa e Benfica, dinamizada por Francisco Assis na década de 70 do século passado, José Luís França Abranches Pinto passou a representar o Clube de Futebol “Os Belenenses” numa estratégia que visava disseminar a especialidade por vários clubes da capital.

Foi a primeira figura da marcha portuguesa a conquistar destaque internacional. Foi o primeiro marchador português a obter mínimos para uma grande competição internacional, no caso os Campeonatos Europeus de Atenas, em 1982, e foi ele o primeiro campeão nacional dos 50 km e recordista na distância durante 21 anos.

“Isto, realmente, correu-me bem. Calcule que até os campeões, os primeiros, vieram falar comigo e dar-me os parabéns. Nunca me tinha acontecido.” Foi esta a impressão que mais marcou José Pinto após a prova de 50 km dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, a 11 de agosto de 1984.

O marchador do Belenenses fora 8.º classificado e recebera os cumprimentos dos adversários, entre os quais algumas das melhores figuras mundiais da modalidade. Dias antes, a 5 de Agosto, Pinto tinha-se tornado o primeiro marchador português a participar em provas de marcha de Jogos Olímpicos, terminando em 26.º nos 20 km. Não se adaptara ao calor, mas isso serviu-lhe de lição para a prova mais longa. E assim ganhou o respeito da elite mundial da marcha.

Terminados os Jogos, José Pinto voltava à vida do costume: erguer cedo para o treino matinal da madrugada lisboeta, ida para o trabalho em Alhandra e regresso ao fim da tarde para o segundo treino, nas imediações do Estádio do Restelo. Com esta massa se fez um campeão.