domingo, 25 de agosto de 2019

A primeira prova internacional de Susana Feitor - Varazdin 1989

Susana Feitor, em primeiro plano, distinguida na FAMA – Festa
Anual da Marcha Atlética realizada em 1989, no Montijo.
Foto: arquivo «O Marchador»

25 de agosto de 1989. Faz hoje precisamente 30 anos. Susana Feitor, no seu primeiro ano no escalão de Iniciadas, participava na prova de 5.000 metros marcha dos Campeonatos da Europa de Juniores, que tiveram lugar na cidade de Varazdin, na então Jugoslávia, hoje Croácia, constituindo, então, o seu batismo internacional.

A atleta rio-maiorense, que se iniciara na modalidade em março de 1988, pelas mãos de Jorge Miguel, viria a conseguir os almejados mínimos na sua primeira prova da época na distância, nos Regionais de Juniores de Santarém (15-07-1989), com o tempo de 24.49,9, batendo recorde nacional de Sub-20 que Paula Gracioso detinha desde 1984.

No entanto, todo o processo que a conduziria à sua presença nos europeus de pista não foi nada fácil. Numa primeira decisão, a Direção-Técnica Nacional (DTN), em que se incluía o próprio treinador nacional do setor de marcha, entenderam não validar a participação da atleta no evento argumentando, essencialmente, com o fator idade.

Então, o Clube Português de Marcha Atlética, organismo que era o interlocutor da FPA para matérias relacionadas com a especialidade, expôs em 18 pontos (carta assinada por José Dias, Luís Dias, Jorge Esteves e João Maral e datada de 17-07-1989) os seus argumentos à DTN fazendo ver, entre outras ponderosas razões, o facto de outras atletas, igualmente muito jovens, terem participado em competições internacionais e dando como exemplos, entre outros, os casos de Fernanda Ribeiro (nos 3.000m dos europeus de 1983, 1.º ano de iniciada) ou da norueguesa Kersti Tysse (infantil nos europeus de Cottbus de 1985), que mais tarde conquistariam medalhas olímpicas.

Mediante a exposição apresentada pelo CPMA à DTN, a Federação Portuguesa de Atletismo autorizava a participação de Susana Feitor em Varazdin, num evento que constituiu para a atleta um ganho de experiência e onde alcançou um muito bom resultado (6.º lugar) com um novo recorde nacional de 23:29.24. Em 1990, no Mundial de Juniores, conquistou, para surpresa de quase toda a gente, o título mundial e fez com que a Câmara Municipal de Rio Maior, então presidida por Silvino Sequeira, se propusesse à construção de um Centro de Estágios para atletas de alto rendimento, nos dias de hoje uma referência mundial na área.