quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Os Campeonatos de Lisboa nos anos 80 – I

Josep Vinuesa (esq.), Eduardo Amoros (16), Francisco Reis
(65) e Hélder Oliveira (atrás), nos Campeonatos de Lisboa
de Marcha de 1983. Foto: arquivo O Marchador
1983. Já lá vão 36 anos. A 30 de janeiro daquele ano, a Associação de Atletismo de Lisboa, por proposta da então Comissão Regional de Marcha, organizou os primeiros Campeonatos de Lisboa (estrada), disputados na distância de 30 km (apenas na vertente masculina), associando-se ao programa outras provas para diferentes escalões etários e em ambos os sexos. À competição, levada a efeito, nos seus três primeiros anos, na zona de Belém, foi dado o nome de “Troféu Aires Denis”, em homenagem a um dos pioneiros e dinamizadores da especialidade em Portugal, nascida na época de 1974/1975. Aires Denis, que durante alguns anos integrou a Direção da AAL, realizou um notável trabalho de desenvolvimento da marcha atlética, não só pela região de Lisboa e arredores, mas levando a mensagem um pouco por todo o país, numa primeira fase, ajudado pelo seu colega francês Raymond Ysmal, que o contagiara com a paixão pela marcha.

José Pinto, atleta do Clube de Futebol “Os Belenenses”, o maior expoente da disciplina no nosso país nas primeiras décadas da disciplina - o primeiro marchador português a representar o país em grandes eventos internacionais, em 1982, nos Europeus de Atenas (20 km), em 1983, nos Mundiais de Helsínquia (20 e 50 km), e em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (20 e 50 km) -, venceu a competição que para ele representou um bom teste para os primeiros 50 km marcha realizados em Portugal e que viriam a ter lugar em Alenquer, em junho desse ano.

A apadrinhar o evento lisboeta, que teve lugar em Belém, onde agora se situa o Museu da Fundação EDP (MAAT) e que contou com o apoio e incentivo de Mário Paiva (à data presidente da AAL), estiveram entre nós dois especialistas espanhóis da região da Catalunha, onde residia a força da marcha atlética no país vizinho: Eduardo Amoros e Josep Vinuesa, ambos terminando, depois de José Pinto, os dois registando o mesmo tempo. Hélder Oliveira, José Domingues e José Dias (por esta ordem), concluíram a prova, na qual também alinharam Jorge Esteves, Manuel Piteira, Paulo Machado, José Cândida, Francisco Reis, Raúl Francisco e Francisco Alves.

Para Vinuesa, uma palavra muito especial de reconhecimento e agradecimento pelo que fez pela marcha atlética portuguesa, incentivando à sua cimentação naqueles tão difíceis anos de implantação e fazendo disso eco por essa Europa fora através do seu excelente boletim mensal “Marcha Española”, riquíssimo em notícias sobre acontecimentos relacionados com a especialidade no mundo inteiro e numa era onde a Internet ainda estava longe de ser real. Um forte abraço!