quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Kevin Campion e Clémence Beretta conquistam títulos gauleses

Clémence Beretta e Kevin Campion, campeões de França
de 2019. Fotos: Remiremontinfo.fr e Culture Marche
Realizados em Saint-Étienne, tiveram lugar no último fim de semana os Campeonatos de Élite de França, disputados na distância de 10 quilómetros, em estrada, num circuito desenhado junto ao estádio de futebol do Saint-Étienne, onde o piso não se revelou propriamente um aliado dos atletas, se bem que, em contraponto, fossem boas as condições atmosféricas.

Na prova masculina, Kevin Campion voltou a conquistar o título francês, obtendo a marca de 39:44, novo máximo pessoal em estrada (na pista tem um tempo de 38:37.02, já de 2013). Havia dois favoritos. O outro, Gabriel Bordier, ficou muito próximo de Campion, ainda abaixo da casa dos 40 minutos, recebendo a medalha de prata com o tempo de 39:53, novo recorde pessoal. Na terceira posição classificou-se o tunisino Raouf Drissi, com 43:00, também recorde pessoal. Concluíram a prova 39 atletas e três desistiram.

Na prova feminina, Clémence Beretta sagrou-se campeã pela segunda vez consecutiva (esta época conquistou cinco títulos, sendo três absolutos e dois de sub-23), apagando as mágoas de uma recente desclassificação nos campeonatos suecos e terminando a prova com o tempo de 47:33, muito próximo do seu melhor registo pessoal. Foi uma boa disputa com com a internacional tunisina Shahineze Nasri, recordista africana na distância, pelo menos até metade da prova, quando esta se viu afastada da luta pela vitória com a penalização de um minuto em função de três faltas recebidas. Fez 49:27. Para o último lugar do pódio classificou-se Laury Cerantola, com 49:39, novo recorde pessoal. Terminaram a prova 42 atletas. Uma desistiu.

Entretanto, é já conhecido o primeiro conjunto de atletas franceses selecionados para os Mundiais de Doha (27 de setembro a 6 de outubro), no qual se incluem três marchadores: Yohann Diniz (41 anos), nos 50 km, detentor de um record do mundo de 3:32.33, este ano com 3:37.43, em resultado da sua vitória na Taça da Europa, que o catapultou para a liderança mundial do ano na distância, Kevin Campion (31 anos), nos 20 km, com um recorde pessoal de 1:20.28 e este ano com a marca de 1:20:49, realizada em abril deste ano, em Podebrady, e Gabriel Bordier (21 anos), nos 20 km, com um recorde pessoal de 1:21:43, estabelecido em Alytus, em maio deste ano.