sábado, 10 de agosto de 2019

Os Campeonatos de Lisboa nos anos 80 – III

Samuel Gines, Miguel Prieto, Carlos Montes e José Dias.
Foto: arquivo O Marchador
1985. Em Belém. Na Praça do Império, mesmo em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, num circuito com um perímetro de mil metros, teve lugar a terceira edição dos Campeonatos de Lisboa de Marcha Atlética “Troféu Aires Denis”, justíssima homenagem ao “pai” da marcha atlética portuguesa, evento que contou com a presença estrangeira recorde de nove atletas espanhóis e um italiano.

José Pinto, o nome mais ilustre da marcha atlética portuguesa naquela década, venceu a prova dos 30 km com um novo recorde nacional de 2:14:32. Meses antes, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, conseguira a proeza de se classificar no 8.º lugar da prova dos 50 km marcha, a menos de um minuto de Jorge Llopart que em 1980, nos Jogos de Moscovo, fora vice-campeão olímpico.

Pinto foi o primeiro marchador português a obter mínimos para grandes competições internacionais de atletismo: os Europeus de Atenas, em 1982, os, Mundiais de Helsínquia, em 1983, e os Jogos Olímpicos, em 1984. Seria, nesse ano, homenageado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, quando da realização do seu excelente Grande Prémio, e eleito pelo Clube Português de Marcha Atlética “O Marchador do Ano”, prémio que receberia no decorrer da festa anual da especialidade.

Ainda na prova dos 30 km masculinos, que contou com uma participação recorde de 19 atletas, os madrilenos Samuel Gines, Miguel Prieto e Carlos Montes, por esta ordem, classificar-se-iam a seguir a Pinto, enquanto, no top-10, juntar-se-iam os portugueses José Dias, José Tavares e António Rosa, o espanhol Josep Vinuesa, outro português, José Gonçalves, e o italiano Piergiorgio Andreotti, que aqui saudamos, vendo-o, ainda hoje, com toda a vitalidade, a participar em europeus e mundiais de veteranos. Na prova feminina (5 km), Paula Gracioso prosseguia, ano após ano, o seu domínio avassalador no panorama nacional, vencendo uma vez mais, numa época em que bateu vários recordes nacionais.

Ainda nesse evento, o registo de na prova dos 15 km juniores masculinos, os dois primeiros terem sido os espanhóis Olegário Regidor (1:08:38) e José Rodriguez (1:10:06) e a curiosidade de na prova destinada ao escalão de juvenis, ganha pelo benfiquista Paulo Pires, ter participado o que é hoje o presidente da Junta de Freguesia de Marvila (Lisboa), José António Videira.