sábado, 2 de junho de 2018

José Ganso na Corunha

José Ganso, o terceiro da esquerda para a direita, na Corunha-2016.
Fotos: Fed. Galega de Atletismo e RFEA.
Montagem: O Marchador

O Juiz internacional português José Ganso vai atuar na Corunha, este sábado, por ocasião da realização do XXXII Grande Prémio Internacional de Marcha Cantones de A Coruña – Troféu Sergio Vázquez, evento integrado no Challenge Mundial da IAAF e que inclui provas de 20 km marcha para homens e mulheres.

O juiz de Setúbal integra o painel de especialistas da AEA (Associação Europeia de Atletismo), numa lista onde constam outros 27 dos mais categorizados árbitros europeus (além destes outros 14 juízes europeus pertencem ao Painel de Especialistas da IAAF) e que este ano voltam a juntar-se para mais uma ação de formação e certificação com vista à redefinição de um novo painel (2019-2022), isto num momento em que a arbitragem portuguesa neste setor e noutros está num patamar muito elevado.

Só este ano os juízes internacionais de marcha portugueses foram chamados a intervir em competições realizadas no estrangeiro por seis ocasiões (Espanha, Suíça, China e Japão) estando ainda agendadas outras participações até ao final do ano, nomeadamente em mais seis competições que se realizarão na Hungria, Finlândia, China e Japão, sinónimo de muita qualidade dos árbitros portugueses.

Além de José Ganso, a equipa de juízes internacionais de marcha que compõem o júri do Grande Prémio da Corunha é ainda formado por Dolores Rojas (juíza-chefe), de Espanha, Jordi Estruch, também de Espanha, Anne Fröberg, da Finlândia, Shaun Gallagher, da Irlanda, e Nicola Maggio, de Itália. O francês Jean-Pierre Dahm, que é um categorizado juiz internacional de marcha, vai ser o Delegado da IAAF para o evento.

Na foto, a equipa de juízes de marcha na edição da Corunha de 2016, onde se vê José Ganso, o terceiro da esquerda para a direita (foto extraída do Guía para Jueces del Painel de Marcha 2016, uma edição do Comité Nacional de Juízes da Real Federação Espanhola de Atletismo).