sábado, 23 de junho de 2018

Jesús García Bragado, o Alcalde da Vila Mediterrânea

García Bragado entrevistado e cumprimentado pela delegação
portuguesa participante nos Jogos em Tarragona.
Fotos: Comité Organização local. Montagem: O Marchador

Jesús Ángel García Bragado, ex-campeão do Mundo dos 50 km marcha e o desportista espanhol com mais presenças em Jogos Olímpicos, nada menos de sete (!), e 12 participações em Mundiais de Atletismo, realizando mais de 75 provas na distância dos 50 km marcha, iniciou as funções de Alcalde (o equivalente a presidente de Câmara Municipal) da Vila Mediterrânea, por ocasião dos Jogos do Mediterrâneo que se iniciaram ontem na cidade de Tarragona e se prolongam até ao dia 1 de julho.

O prestigiadíssimo desportista espanhol estará encarregado de receber as delegações de 26 países, de três continentes – Europa (19), África (5) e Ásia (2) e o de solucionar algum problema que eventualmente possa surgir durante a realização dos XVIII Jogos, evento que tem lugar cada quatro anos – estes eram para ter sido realizados em 2018, mas dificuldades de natureza económica obrigaram ao seu adiamento por um ano.

García Bragado crê, no entanto, que a sua tarefa estará facilitada pois pela experiência que ele próprio viveu enquanto se preparava para grandes eventos internacionais nos mais diferentes pontos do Mundo e ainda pelo que conhece da Organização dos Jogos do Mediterrâneo, este é um dos que melhor garantias oferece para que tudo corra com total normalidade.

De Portugal, que participa pela primeira vez, segue uma delegação composta por 233 atletas de 29 modalidades, a maior representação desportiva nacional alguma vez presente num evento desportivo. O enquadramento da delegação é da responsabilidade do Comité Olímpico de Portugal.

Ironicamente, o Alcalde não poderá cumprimentar atletas da marcha atlética, disciplina que não estará representada na edição destes Jogos, ao contrário do que sucedeu nos recentes Jogos do Mediterrâneo para a categoria Sub-23. A última campeã dos Jogos do Mediterrâneo, disputados na cidade turca de Mersin, em 2013, foi a atleta italiana Eleonora Anna Giorgi, que venceu a prova dos 20 km marcha.