quinta-feira, 7 de junho de 2018

Festival de Marcha amanhã, em Alytus, Lituânia

O cartaz do evento. Montagem: O Marchador

Alytus, cidade com cerca de 60.000 habitantes e que dista 100 quilómetros de Vilnius, capital da Lituânia, vai receber amanhã (8 de junho, sexta-feira) mais uma edição (a quadragésima quarta) do Festival de Marcha Atlética (iniciou-se em 1975), com a realização de competições de 20 km, a prova feminina com início marcado para as 17:30 horas locais, e cinco minutos depois com o tiro de partida para os participantes da prova masculina. A anteceder estas terão lugar atividades atléticas para os mais jovens (prevista a participação de cerca de um milhar de crianças na distância de 1 km) e para os veteranos, num ambiente muito alegre e que incluirá a atuação de bandas musicais.

Para a edição deste ano, evento válido para os próximos mundiais de atletismo, estão inscritos atletas de 15 países, sendo, nas provas de 20 km, 36 masculinos e 23 femininos. São vários os nomes consagradados, entre outros, nos masculinos, o alemão Christopher Linke, o russo, com estatuto neutro, Vasiliy Mizinov, os chineses Bian Tongda e Chen Rui, o italiano Federico Tontodonati, o grego Alexandros Papamichail e o ucraniano Ivan Losev, e nos femininos, as lituanas Brigita Virbalytė-Dimšienė e Živilė Vaiciukevičiūtė, a italiana Valentina Trapletti e a francesa Emilie Menuet. Expetativa também para a estreia na distância da sub-20 e internacional turca Meryem Bekmez, atleta que em Julho próximo completará 18 anos de idade.

A Associação Europeia de Atletismo nomeou para seu delegado o suíço Frédéric Bianchi (juiz do painel internacional da especialidade). Quanto aos juízes internacionais de marcha, a organização, a cargo, como sempre e no seu posto mais elevado, de Kastytis Pavilonis (diretor do evento), contará com a presença de Rolf Mueller (Alemanha), Janusz Krynicki (Polónia), e Jekaterina Jutkina (Estónia).

Os recordes da competição estão na posse de Yevgeniy Misyulya, da Bielorússia (20 km masculinos), com 1:20:33 (1995) e de Neringa Aidietyté, da Lituânia (20 km femininos), com 1:29:01.

As provas serão transmitidas via net (live streaming, aqui), a partir das 17:00 horas locais (menos duas horas em Portugal).

Recordamos que Alytus acolherá no próximo ano (19 de maio), a Taça da Europa de Marcha.

Consulte a lista de inscritos, aqui.