sexta-feira, 8 de junho de 2018

36.ª edição do Torneio Olímpico Jovem vai ter lugar em Braga

Susana Feitor na edição de 1989 e o cartaz do evento deste ano.
Foto (arquivo): O Marchador

Criado em 1983 com a designação de Torneio Nacional DN Jovem, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Atletismo, que teve a parceria do “Diário de Notícias”, o Torneio Nacional Olímpico Jovem, é um momento alto do calendário da FPA em cada época, juntando as seleções distritais nos escalões de iniciados e juvenis.

Quase seis centenas de jovens atletas, dos 14 aos 17 anos, competirão nas mais variadas disciplinas do atletismo este fim-de-semana constituindo para a entidade federativa uma das principais montras do talento desportivo nacional e que nos revemos totalmente. É um evento com muita história no atletismo nacional e ao qual a marcha atlética passou a integrar o programa do torneio a partir de 1985.

Infelizmente, para a disciplina da marcha atlética, a partir de 2001 e sempre em anos ímpares, o escalão de iniciados não tem sido contemplado com provas de marcha, numa medida altamente penalizadora para o setor que vê assim negada a possibilidade de recrutamento de valores nas escolas e clubes do país. Discriminatória, não protege o atletismo total frustrando, na prática, a expetativa do surgimento de jovens talentos.

Na edição deste ano, por critérios que se desconhecem, o escalão de Iniciados volta a ficar de fora das provas de marcha, apesar deste ser um ano par. Foi solicitado à Direção-Técnica Nacional da FPA um pedido de esclarecimento sobre a matéria sem que surgisse, até ao momento, qualquer resposta.

Há vários atletas iniciados que se vêm frustrados de competir (de modo definitivo), no Olímpico Jovem, no seu escalão e na especialidade que escolheram como uma das suas favoritas, a da marcha atlética. Ficam a ganhar as outras. Lembramo-nos, para referir apenas um exemplo, o de Pedro Dias (Clube Oriental do Pechão), vencedor este ano do Torneio Marchador Jovem (estrada), prova integrada nos Campeonatos Nacionais de Marcha e que teve lugar, em fevereiro deste ano, na Quarteira, o único atleta no conjunto de todos os escalões, a concluir a sua prova de 4.000 metros registando um novo recorde dos campeonatos.

Dos atletas iniciados que participaram e venceram a final do Torneio Olímpico Jovem e que, anos mais tarde, viriam a destacar-se a nível internacional, mencionamos os nomes de Susana Feitor (campeã mundial de juniores aos 15 anos de idade), vencedora em 1989 (na foto) e 1990, Sofia Avoila (campeã europeia de juniores), vencedora em 1991), Inês Henriques (campeã mundial dos 50 km marcha), vencedora em 1994 e 1995, e Ana Cabecinha (medalha de bronze nos campeonatos europeus de juniores), vencedora em 1999.

Para a edição deste ano do Torneio Nacional Olímpico Jovem (provas de 5.000 metros para o escalão de juvenis), os distritos com representatividade nos setores masculino (9 inscritos) e femininos (13) são os do Algarve, Castelo Branco, Lisboa, Madeira, Porto, Portalegre, Santarém e Setúbal. Sem qualquer atleta selecionado para provas da especialidade encontram-se os distritos de Beja, Braga, Bragança, Évora, Guarda e Vila Real.

Os atletas inscritos nas provas de marcha são os seguintes:

Masculinos (9)
Açores: Gonçalo Almeida (2001);
Algarve: Diogo Batista (2002);
Castelo Branco: João Bernardo (2001);
Lisboa: Edgar Osório (2002);
Madeira: Diogo E. Fernandes (2001);
Portalegre: Miguel Caldeira (2002);
Porto: João Ferreira (2001);
Santarém: Pedro Feliciano (2001);
Setúbal: João Pinel (2001).

Femininos (13)
Algarve: Ana Catarina Mestre (2002);
Aveiro: Sofia Oliveira (2001);
Castelo Branco: Margarida Sá (2002);
Coimbra: Beatriz Simões (2001);
Leiria: Catarina Costa (2002);
Lisboa: Catarina Santos (2001);
Madeira: Adriana Viveiros (2002);
Portalegre: Ana Gaspar (2001);
Porto: Bruna Marques (2002);
Santarém: Juliana Peres (2002);
Setúbal: Beatriz Dionisio (2002);
Viana do Castelo: Juliana Galvão (2001);
Viseu: Ana Isabel Maia (2001).