terça-feira, 24 de dezembro de 2013

“Nunca imaginei treinar na Rússia”

Hiago Garcia. Foto: blogue do Carlos Brito.
Hiago Garcia, jovem marchador de Petrolina, cidade do interior de Pernambuco, no Brasil, não cabe em si de felicidade. Foi convidado a treinar-se no Centro Olímpico de Marcha Atlética da Rússia, em Penza. A partida estava prevista para o mês passado, no entanto Hiago adiou a ida para janeiro próximo a fim de participar nos campeonatos brasileiros de marcha atlética, que terão lugar em Santa Catarina, a 18 e 19 daquele mês.

Aos 18 anos de idade, o prometedor atleta, que já conquistou vários títulos nacionais na especialidade e é vice-campeão sul-americano, apenas há quatro anos iniciou o seu percurso na marcha atlética. Na Rússia usufruirá de uma bolsa de estudos que lhe permitirá frequentar a Universidade da Mordóvia, num contrato que durará, em princípio, até 2018. Despesas relacionadas com estadia, refeições e viagens, estarão asseguradas.

 “Nunca imaginei treinar com o campeão sul-americano quanto mais com os campeões olímpicos”, comentou Hiago à TV Globo, confiante que aproveitará a experiência, o melhor que lhe seja possível, e com isso a obtenção de resultados relevantes no plano internacional.

Agora, o desafio coloca-se na adaptação a uma nova realidade, a um novo estilo de vida, num país que é desconhecido para o atleta e onde as condições climáticas são substancialmente diferentes daquelas a que está habituado. No entanto, o trabalho já começou: o atleta tem dedicado algumas horas diárias na aprendizagem da língua russa, com o auxílio de uma professora, através da internet.

Hiago, que foi descoberto pela Associação Petrolinense de Atletismo, através do projeto governamental de descoberta de talentos, tendo em vista a possibilidade de seleção para os Jogos Olímpicos do Brasil, em 2016, passou a viver no Recife e é treinado por Vanthauze Marques, um dos bons treinadores da especialidade no Brasil.