segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

João Vieira, figura nacional de 2013

João Vieira. Foto: Lusa
Seria muito difícil a qualquer marchador português, masculino ou feminino, conseguir uma época com melhor desempenho do que João Vieira conseguiu. No plano nacional nada do que pudesse ser atingido lhe escapou; a nível internacional, só lhe faltou ter uma equipa para registar o sucesso das colegas femininas.

Ainda a época ia no adro e já o marchador do Sporting marcava devidamente a sua posição, a começar pelo averbamento da melhor marca nos nacionais de clubes de pista coberta, durante os campeonatos da I Divisão, realizados em Pombal a 9 de Fevereiro. Uma semana depois repetiria a dose, triunfando nos Campeonatos de Portugal em coberto, com a marca que ficaria como a melhor nacional do ano: 19.29,06 m.

Já na época de estrada, João Vieira sagrou-se no Montijo campeão nacional dos 20 km, com uma marca apenas fácil (1.26.36), já à espera do Grande Prémio de Rio Maior, daí a três semanas. E muito bem esperou por essa oportunidade na sua terra de adopção, bem aproveitada para um triunfo em 1.21.08 h, melhor marca portuguesa de 2013.

A época interna seria rematada por mais um título nacional, neste caso nos Campeonatos de Portugal, realizados em Leiria a 27 de Julho. A marca, 40.02,78 m, era já um prenúncio do excelente fecho de época que se avizinhava.

Entretanto, tivera lugar a 19 de Maio, em Dudince (Rep. Checa), a Taça da Europa de Marcha, onde ao sétimo lugar do recordista nacional nos 20 km masculinos correspondeu a marca de 1.23.03 h.

Até aqui, as boas marcas e as boas classificações causavam excelente impressão mas não justificavam, por si só, o reconhecimento incontestável de João Vieira como atleta do ano. Havia mais, no sector feminino, quem também tivesse averbado bons resultados, boas classificações e títulos, a que se juntaram bons desempenhos internacionais. Mas a balança pendeu definitivamente a favor do sportinguista no momento em que, nos mundiais de Moscovo, cortou a meta no quarto lugar dos 20 km marcha, uma classificação que poucos conseguiram prever, apesar dos indícios deixados pelo caminho até à Rússia.

Tratou-se da melhor classificação de sempre de João Vieira em campeonatos do mundo de atletismo, mesmo à porta do pódio e das medalhas. Foi o momento mais alto da temporada não apenas para a marcha portuguesa mas para todo o atletismo português, num ano em que, com maior ou menor razão, se chegou a dizer que «neste momento, em Portugal o atletismo é a marcha».

Terá sido de algum modo uma afirmação exagerada mas no que ela tivesse de verdade havia também um contributo de João Vieira, que viu o seu nome ainda no segundo lugar da classificação final do Challenge de Marcha da federação internacional. Por tudo isto, João Vieira é a figura nacional da marcha atlética em 2013, ano em que o atleta do Sporting cumpriu 20 anos de carreira internacional, iniciada em 1993 num encontro de selecções de juvenis realizado em Salamanca.