terça-feira, 27 de agosto de 2013

Jerzy Hausleber internado em estado grave

Jerzy Hausleber. Foto: Mexsport
O conceituado treinador de marcha Jerzy Hausleber encontra-se internado desde o passado dia 13 de Agosto em situação que de momento é considerada grave. O treinador de origem polaca, naturalizado mexicano em 1984, deu entrada numa unidade hospitalar da Cidade do México na sequência de uma embolia cerebral que resultou de queda sofrida ao final desse dia. Revelando perda da capacidade de falar, Hausleber foi transportado ao Centro Médico Século XXI, onde ficou internado.

Com 83 anos cumpridos no primeiro dia do mês, Jerzy Hausleber começou a recuperar a fala logo no dia seguinte à hospitalização. No entanto, sábado passado, dia 24, quando já tudo se conjugava para receber alta, sofreu um enfarte do miocárdio, tendo sido de imediato transferido para os cuidados intensivos de cardiologia do mesmo hospital. Atendendo à idade e ao historial clínico do consagrado professor, a sua situação tem-se mantido crítica.

Jerzy Hausleber nasceu na Polónia em 1 de Agosto de 1930, tendo-se instalado no México em Maio de 1966, para desenvolver um trabalho de preparação dos marchadores mexicanos para os Jogos Olímpicos de 1968, que iriam ter lugar na capital daquele país. Aí ficou até hoje, sendo o responsável técnico por numerosos sucessos dos marchadores mexicanos, com destaque para as três vitórias olímpicas de Daniel Bautista (Montreal-1976, 20 km), Ernesto Canto (Los Angeles-1984, 20 km) e Raúl González (Los Angeles-1984, 50 km).

Todo o trabalho desenvolvido no México, transformando esse país numa superpotência mundial da marcha atlética e contribuindo de forma decisiva para tantos sucessos internacionais, granjeou enorme prestígio a Jerzy Hausleber, reconhecido como uma das figuras de maior relevo na história mundial da modalidade.