sábado, 3 de agosto de 2013

FPA indica os novos candidatos ao Painel Internacional de Juízes de Marcha

Uma vista de Athlone, na Irlanda.
Foto: Travelphoto
Vasco Guedes e José Ganso são os juízes que obtiveram as melhores pontuações na avaliação levada a efeito na sede da Federação Portuguesa de Atletismo, e que abrangeu a realização de testes escritos e orais (em língua inglesa) e ainda a observação, num sistema de vídeo, de diversas imagens de marchadores em competições internacionais, para determinação da sua qualidade, no plano regulamentar.

A realização dos referidos testes surgiu pela necessidade da escolha de candidatos, dois no máximo, a que cada federação nacional europeia tem direito a apresentar-se, na certificação para juízes internacionais de marcha (área europeia), promovida pela Associação Europeia de Atletismo.

O curso, para os novos candidatos, terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro, estando reservados os dias 12 e 13 para a realização de exames abrangendo todos os participantes que se deslocarão a  Athlone, na Irlanda.

O corrente painel de nível II da IAAF  é composto por 23 elementos provenientes de 17 países europeus, onde se inclui a juíza portuguesa Ana Toureiro. A acrescentar àquele número, há que contar, naturalmente, com os juízes europeus que integram o painel mais elevado da IAAF (nível III).

O número de elementos que integrará o novo painel será determinado em função da quantidade de competições organizadas nos próximos 4 anos pela Associação Europeia prevendo-se, contudo, que possa situar-se entre os 35-40, isto com o objetivo de ser proporcionado a cada juiz, a intervenção em duas competições no período temporal de 2014 a 2017. 

Cada país terá direito a um máximo de dois juízes no futuro painel podendo surgir a possibilidade de entrada de um terceiro elemento de uma mesma nacionalidade caso todos os três atingam uma pontuação que os coloque na primeira metade dos selecionados, em função dos requisitos exigíveis: obtenção de 70% da pontuação global, e um mínimo de 50% nas provas escrita, oral, e prática (vídeo), ou, no caso das vagas estabelecidas não serem totalmente preenchidas,

José Ganso e Vasco Guedes são juízes com presença regular em competições nacionais da especialidade, o primeiro já com experiência internacional, ambos residentes em regiões (Setúbal e Santarém) onde a marcha atlética tem registado atividade competitiva regular e de nível técnico elevado, com maior predominância na região escalabitana.

Mais dados sobre os referidos juízes serão divulgados oportunamente.