Edmund Sim e o novo recorde nacional. Foto: Federação de Atletismo de Singapura |
Sim realizou 1.36.01, menos 21 segundos que a marca conseguida 15 anos antes pelo seu compatriota Jaraj Kumar Jeyabal. Esta época já completara uns 20 km em 1.54.23, embora o seu melhor tivesse se cifrasse em 1.43.37, obtido no ano passado.
Aos jornalistas, declarou que se sentia muito feliz e que as suas expetativas não apontavam, de momento, para o recorde nacional. “No ano passado sofri uma lesão no joelho que me impediu de concluir os 20 km de Malaca. Comecei a treinar de modo mais intenso após o Ano Novo Chinês. Em fevereiro cheguei a fazer sete sessões por semana.
Este passo em frente do atleta de Singapura coincide com os esforços que a federação de atletismo do seu país vem realizando no sentido de preparar uma forte equipa com vista aos Jogos do Sudeste Asiático, que acolherá em 2015.
A este propósito, o director técnico nacional, James Wong, referiu que “a especialidade no nosso país foi sempre um grande desafio apesar de termos atravessado, nos últimos anos, um período de menor fulgor. O feito de Edmund é algo de fantástico para a comunidade da marcha atlética e para o desporto em geral no nosso país. Abrem-se, pois, boas prespetivas de medalhas nesta especialidade nos próximos Jogos do Sudeste Asiático”.