quinta-feira, 1 de março de 2012

Felgueiras recebe Regionais do Porto e Aveiro

Foto: Município de Felgueiras.
Os Campeonatos Regionais de Marcha do Porto e Aveiro terão lugar, este ano, em Felgueiras, no distrito do Porto seguindo, aliás, a tradicional rotatividade anual. A competição vai para a estrada em 4 de Março (domingo) pelas 9.30 horas e tem a associá-la, pela primeira vez, o Torneio de Marcha Atlética do Pão de Ló de Margaride “Cidade de Felgueiras”.

Organizada conjuntamente pelo Grupo Desportivo de Moure (Felgueiras), instituição fundada em 1976, pelas Associações de Atletismo do Porto e Aveiro, tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras e Juntas de Freguesia de Margaride e Moure.

O programa, que inclui provas para todos os escalões etários (benjamins a veteranos), sendo a prova mais longa, no setor masculino, disputada na distância de 30 km para atletas dos escalões de sub-23 e seniores, logo na abertura do programa, e no setor feminino na de 15 km, também para os mesmos escalões.

Só é realmente pena, e acrescentaríamos mesmo, lamentável que, com tão poucas competições realizadas no nosso país – a cada ano tem decrescido a atividade competitiva, o setor de marcha da FPA seja insensível à necessidade de articulação de um calendário competitivo que, na medida do possível, não faça coincidir provas num mesmo fim-de-semana.

Estamos a referir-nos, no caso em apreço, à marcação da competição para o mesmo dia do Campeonato Nacional de 50 km marcha, a realizar em Pontevedra, privando os regionais de atletas marcadamente importantes para a especialidade tais como são exemplos, entre outros, os atletas olímpicos Augusto Cardoso (ADRE Palhaça, Aveiro) e António Pereira (GD Baguim do Monte, Porto).

Muito interessante a associação da competição ao afamado pão de ló ou pão leve de Margaride, vila já referenciada nas inquirições de 1258, e elevada á categoria de Vila de Felgueiras, por carta emitida pela rainha D. Maria II, datada de 1846.

Ora, pelo que se sabe, o fabrico do delicioso – diz quem já provou, Pão de Ló de Margaride, data de há mais de dois séculos.