quarta-feira, 14 de março de 2012

Faleceu Víctor Sánchez Guerrero

Víctor Sánchez, à esquerda, com o filho Éder e Graciela,
sua mulher. Foto: Atletismo en Mexico
Víctor Sánchez, pai e treinador de Éder Sánchez, medalha de bronze nos mundiais de Berlim, em 2009, faleceu esta segunda-feira (12 de março), aos 49 anos de idade, em consequência de um acidente vascular cerebral ocorrido a 29 de fevereiro, na véspera de se deslocar, com os seus dois filhos, Éder e Mariela, ao circuito internacional de marcha, em Chihuahua.

Sánchez, que fora galardoado com o “Prémio Nacional do Desporto 2009”, era casado com Graciela Terán, pioneira feminina na marcha mexicana. Aliás, quase toda a família tem ligação à especialidade. O seu irmão, Joel Sánchez, foi medalha de bronze nos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e a sua irmã, Rosario Sánchez Guerrero, também se tem evidendiado em competições internacionais. Também era treinador de Omar Zepeda, vencedor dos 50 km de Chihuahua, este ano, em mais uma etapa do Challenge da AIFA.

Desde tenra idade que Víctor Sánchez praticara a especialidade, com paixão, chegando até a ser indicado por Daniel Bautista, medalha de ouro nos Jogos de Montreal (1976), como seu sucessor, sonhos que se convertiam agora em seu filho Éder.

À família e ao atletismo mexicano, endereça a equipa de “O Marchador” sentidas condolências.