Ana Oliveira, Ivo Ferreira e Pedro Isidro, em pista e no pódio. Fotos: ANDDI-Portugal. Montagem: O Marchador |
Os 7.os campeonatos mundiais de pista coberta da INAS, que decorrem em Manchester, proporcionaram à delegação portuguesa a conquista de mais medalhas nas provas de marcha atlética.
A prova masculina de 3.000 metros marcha foi ganha por Pedro Isidro, que não necessitou de impor ritmos demasiado elevados, fazendo, no final, a marca de 13.12,93. Na segunda posição classificou-se outro português, Ivo Ferreira, com 14.57,56.
Ana Oliveira, com o tempo de 9.56,09, venceu a prova feminina de 1.500 metros, sendo, essencialmente, de realçar neste tipo de atividades, destinadas a atletas portadores de deficiência mental e incapacidade intelectual, o papel determinante que o desporto representa para os praticantes, no elevar da sua auto-estima, proporcionando momentos de realização pessoal e desportivos.
As competições, organizadas sob o patrocínio da Câmara de Manchester, decorreram no complexo desportivo da cidade, onde, por curiosidade, se localiza o estádio de futebol que viu, na véspera das provas de marcha, o Sporting CP eliminar o Manchester City da Liga Europa.