Alti, Citi e Forti: os europeus da olímpica Tallinn têm três mascotes também muito olímpicas, pelo menos nos nomes |
Como vem sendo hábito, as atletas russas são as naturais favoritas para os 10 mil metros marcha femininos dos Campeonatos Europeus Atletismo de Tallinn, prova que tem lugar esta quinta-feira na capital estoniana. Elena Lashmanova, Svetlana Vasilyeva e Anna Ermina apresentam-se creditadas com os melhores recordes pessoais entre todas as inscritas, com uma diferença para toda a concorrência que no caso das duas primeiras é enorme.
Lashmanova tem este ano um registo de 43.10 m aos 10 km, precisamente a marca com que em 21 de Maio venceu os 10 km juniores femininos da Taça da Europa de Olhão. É também do ano em curso o resultado de 43.41 m alcançado em Sóchi, a 21 de Fevereiro.
Melhor ainda é a credencial apresentada pela compatriota Svetlana Vasilyeva. Apesar de derrotada em Olhão, onde fez 44.02 m, tem este ano um registo pessoal de 42.43 m obtido em Sóchi e que constitui recorde pessoal. Veremos se as duas melhores russas mantêm em Tallinn a ordem relativa por que terminaram a Taça da Europa ou se Vasilyeva reserva uma prenda de aniversário para se oferecer a si própria no próximo domingo, 24 de Julho, dia em que cumpre 19 anos.
Menos espectacular é a marca de Anna Ermina, que se apresenta na Estónia com um recorde pessoal de 46.57 m, tempo averbado em Saransk a 12 de Junho, durante os Campeonatos da Rússia de Marcha em estrada. Júnior de primeiro ano, Ermina não deixa, ainda assim, de estar «à frente» das não russas destes europeus. Entre elas, avultam os nomes da alemã Charlyne Czychy (47.06,20) e da espanhola Paula Martínez (47.55,16), as únicas com marcas abaixo dos 48 minutos.
Do lote de 23 atletas inscritas faz parte a portuguesa Sandra Monteiro, cujo recorde pessoal de 50.17,40 m obtido em Guimarães a 2 de Julho a posiciona no segundo terço de uma lista de resultados que se poderia compor com os máximos pessoais das participantes. Em Tallinn, a atleta do Benfica tem mesmo uma excelente oportunidade para pela primeira vez baixar dos 50 minutos nos 10 mil metros marcha. Atletas de valor semelhante não lhe faltarão, sendo exemplos a polaca Natalia Plominska (50.09) e a lituana Agné Klebauskaité (50.03)
Ausência notada destes 10 mil metros marcha femininos será a da nova «estrela» da marcha irlandesa, a ainda juvenil Kate Veale, terceira classificada na Taça da Europa de Maio passado. O seu país vai fazer-se representar pelas duas colegas que com ela competiram em Olhão: Maeve Curley e Emma Prendiville.
A prova feminina de marcha dos europeus de juniores tem transmissão directa via internet através da página da AEA (http://www.european-athletics.org), dia 21, a partir das 7h30. Esta transmissão está já confirmada, ao contrário do que tinha sucedido com os europeus de sub-23 da passada semana, cuja transmissão foi anunciada no geral mas sem aviso de não inclusão das provas de marcha do plano de emissões.