sábado, 30 de julho de 2011

Aniversário de Sofia Avoila em dia de Campeonatos de Portugal

Sofia Avoila com a filha, Marina, após o Grande Prémio
de Natal de Dezembro de 2010, em Lisboa. Foto: O Marchador
Sofia Avoila tinha acabado de entrar no escalão de iniciados quando experimentou a marcha. Corria o ano de 1990 e rapidamente passou a ser uma das companheiras das gémeas Isilda e Lígia Gonçalves, no Montijo. Com o passar do tempo veio a natural evolução, que lhe permitiu em 1992, no primeiro ano de juvenil, alcançar os mínimos para os Campeonatos Mundiais de Juniores, realizados em Seul.

Três anos depois, em 1995, viria a obter o sucesso mais significativo da sua carreira, ao conquistar o título europeu de juniores dos 5.000 metros marcha na Hungria. Foi a 27 de Julho e com esse resultado prolongava por mais um ano a preponderância internacional das marchadoras portuguesas no escalão júnior iniciada em 1990 com a vitória de Susana Feitor nos mundiais de Plovdiv.

Treinada desde (quase) sempre por Francisco Mariano, Sofia Avoila registou um total de 19 internacionalizações, de 1992 a 2003 sendo a de maior relevância a ocorrida em 2001, com a presença nos mundiais de Edmonton, no Canadá.

Durante esse período representou apenas dois clubes: o C.D. Montijo e o Sporting C.P., que deixou em 2010 para ingressar na A.D. Samouquense, seu clube actual.

A última internacionalização foi registada em 2003, nos Jogos Mundiais Universitários de Daegu, no mesmo país (Coreia do Sul) onde onze anos antes se estreara com a camisola da selecção nacional, nos mundiais de juniores de Seul.

Em dia de Campeonatos de Portugal, Sofia Avoila completa hoje 35 anos, aniversário pelo qual a equipa de «O Marchador» lhe envia os parabéns.