Paula Gracioso. Foto: arquivo O Marchador |
A Federação Portuguesa de Atletismo vai realizar mais uma edição dos Campeonatos de Portugal com as atenções centradas, especialmente, nos atletas que representarão o nosso país nos Mundiais de Daegu (cuja presença tem carácter obrigatório), a realizarem-se aproximadamente daqui a um mês.
O evento terá lugar em Lisboa, no Estádio Universitário com o início das provas de marcha, na distância de 10.000 metros, agendado para as 19.55 horas de sábado, com as pistas 1 a 4 reservadas para os homens e as pistas 5 a 8 para as senhoras.
Para a prova masculina estão 17 atletas inscritos (mínimos de 49.00 minutos) e para a prova feminina 11 inscritas (mínimos de 58.00 minutos). Haverá, pelo menos, três atletas na prova masculina e uma na feminina que não participarão.
Verifica-se, pela lista de inscrições divulgada pela FPA, que o atleta Ivo Ferreira (FPDD) tem 51.36,21 como sua melhor marca, obtida em 16 deste mês, no Luso, o que está bem para além do mínimo exigido pela estrutura federativa e por conseguinte, não constituindo mero lapso, entende-se, então que pelo menos iguais oportunidades deveriam merecer outros atletas nas mesmas circunstâncias.
Os candidatos à vitória serão, naturalmente, os atletas com presença garantida em Daegu, Ana Cabecinha (a campeã em título), Inês Henriques e Susana Feitor, e também Vera Santos, e João Vieira que terá no seu irmão gémeo Sérgio (campeão em título), um forte opositor.
São recordistas nacionais, Ana Cabecinha (CO Pechão), com 43.08,17, tempo obtido nos Campeonatos de Portugal realizados no Seixal, em 2008, e José Urbano (SL Benfica), com 39.55,9, marca alcançada na Maia, em 1989.
A equipa de juízes de marcha será constituída por José Dias (juiz-chefe), Joaquim Graça e Ana Toureiro, todos internacionais, José Ganso, Eduardo Gonçalves e Vasco Guedes.
Na foto, a primeira campeã nacional, Paula Gracioso (CCD Olivais Sul) que venceu a edição inaugural de 1981 e ainda as edições de 1982, 1983, 1984 e 1985.