Luís Silva, atleta do escalão de veteranos (40-44 anos) do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Ponterrolense, na área do Inatel, e da Associação Académica de Coimbra, na área federada, é o único representante nacional da disciplina nos 19.ºs Campeonatos Mundiais de Veteranos que decorrerão de 6 a 17 de Julho em Sacramento, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América.
São de 56 nacionalidades e dos 5 continentes os 459 atletas que competirão apenas nas provas de marcha atlética, integradas estas no vasto programa do atletismo, conferindo especial importância a este evento mundial.
De acordo com a lista de inscritos, os países com mais marchadores são, o país anfitrião que contará com 149 de ambos os sexos, seguindo-se o México (43), a Índia (26), a Austrália (24) e o Canadá (23).
O programa contempla provas de 5.000 metros marcha em pista para masculinos e femininos a serem realizadas nos dias 7 e 8, provas de 10 km marcha em estrada, agendadas para o dia 12 e finalmente, provas de 20 km marcha, também em estrada, marcadas para o dia 16.
Globalmente, a representação portuguesa será composta por 17 atletas (12 masculinos e 5 femininos).