Foto: blogue "redescobrirportugal" |
Apesar de o número de inscritos não ser significativo, há atletas provenientes de 12 distritos. Tendo em conta que os mínimos estabelecidos são, actualmente, menos exigentes que no passado, aquele facto deverá levar a algum trabalho reflexivo no seio da equipa técnica da FPA.
Os detentores das melhores marcas do ano em pista (referenciadas nas listagens de inscritos) são, relativamente ao sector masculino, os internacionais juniores Samuel Pereira (UA Guarda), com 45.01,20, e Bruno Pedro (GA Casais do Vento), com 45.31,70, e no sector feminino, Daniela Cardoso (AC Vermoil), com 51.48,79, e a internacional júnior Sandra Monteiro (SL Benfica), com 51.56,90.
Na edição de 2010 os títulos foram conquistados por atletas da Associação de Atletismo de Leiria e ambos do Atlético Clube de Vermoil, Cristiano António (46.01,36) e Daniela Cardoso (53.06,59).
A equipa de juízes de marcha será constituída por André Brito (juiz-chefe) e José Varela Pereira, ambos do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo do Porto, e por Bruno Fernandes, Sérgio Pereira, Ernesto Cardoso e Fernando Vieira, todos do Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Aveiro.