sexta-feira, 1 de julho de 2011

Associação lisboeta marcha por caminhos tortuosos

A Associação de Atletismo de Lisboa faz colidir a data (2 de Julho) em que realiza provas de marcha atlética em pista a contar para o que apelidou de “Campeonato Regional de Marcha (JUN/SUB-23/ABSOLUTO)” com a do campeonato nacional de sub-23 a disputar em Guimarães.

O anúncio, feito com apenas 8 dias de antecedência, através do seu comunicado n.º 37, de 24 de Junho, evidencia negativamente, para o caso dos juniores e sub-23, o facto de as provas de marcha não terem sido realizadas em devido tempo nos campeonatos regionais dessas categorias.

Inusitadamente anunciou também no comunicado n.º 33, de 3 de Junho, que “Os 10.000m Marcha de Juniores disputar-se-ão no Campeonato Regional de Sub-23 ou Absoluto”, não o fazendo em qualquer desses campeonatos!

Por outro lado, ao pretender já “despachar” as provas de marcha do regional absoluto, marcados para os dias 16 e 17 de Julho próximo, esvazia o calendário competitivo para os marchadores da capital que, num período de cerca de um mês ficam sem qualquer prova para disputar, especialmente em vésperas do campeonato de Portugal de pista (30/31 Julho).

Além do mais, os atletas que optarem, natural e justificadamente, pela participação nos campeonatos nacionais de Sub-23, sujeitos a marcas mínimas, perderão - com toda a certeza -, a oportunidade de se sagrarem campeões distritais ou de preencherem lugares no pódium.

Esta medida da AAL em disputar as provas de marcha dos regionais de juniores, sub-23 e absoluto em data e no figurino absolutamente inadequados, é reveladora de falta de bom senso e pior ainda, de desconsideração para com a disciplina.