segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Yohan Diniz visa recorde mundial dos 50 mil metros

O marchador francês Yohan Diniz, campeão europeu em título dos 50 km marcha, anunciou estar a planear o ataque ao recorde mundial dos 50 mil metros marcha no próximo mês de Março. Para o efeito escolheu a pista da sua cidade, no estádio Georges Hebert, em Reims (norte de França), local onde tentará superar a marca com que, desde Setembro de 1996, o compatriota Thierry Toutain mantém a liderança da lista mundial de sempre na distância, com 3.40.57,9 h.

«Bem sei que são 125 voltas, mas acho que sou capaz de baixar as 3.40 h. Será uma boa preparação para os mundiais de 2011 e para os Jogos Olímpicos de 2012, além de me permitir actuar frente a todas as pessoas que me têm apoiado», afirmou Diniz, de 32 anos, durante o anúncio da tentativa de recorde.

Yohan Diniz, que já ganhara os 50 km nos Campeonatos da Europa de 2006, em Gotemburgo, alcançou nos europeus de Barcelona o que muitos comentadores consideraram a vitória mais clara de todas as provas do programa.

Comandando a competição desde o tiro de partida e impondo um ritmo tão elevado que toda a concorrência ficou para trás, detinha já uma vantagem de 53 segundos à passagem dos cinco quilómetros, avanço que foi aumentando com o desenrolar da competição.

Apesar de um tropeção aos 45 km que originou uma queda com algum aparato, viria a terminar a prova com a melhor marca mundial do ano, 3.40.37 h, quase dois minutos antes de chegar o medalhado de prata, o polaco Grzegorz Sudol.