sábado, 27 de novembro de 2010

Aires Denis, um dos pioneiros

Os marchadores mais jovens não têm tido oportunidade de privar com esta figura destacada da história da marcha portuguesa, mas quem se dedica à especialidade há mais anos conhece bem o nome de Aires Denis. Nos primeiros meses após o 25 de Abril de 1974 constituiu-se na Póvoa de Santa Iria, perto de Lisboa, um dos primeiros núcleos de desenvolvimento da marcha em Portugal.
O entusiasmo vinha de um cidadão francês, Raymond Ysmal, que atraiu o colega e amigo Aires Denis para a dinamização de actividade ligada a esta disciplina olímpica do atletismo. Rapidamente o amigo português tomou a acção impulsionadora a peito e, depois da constituição de um grupo de praticantes entre o pessoal das oficinas da Telemec, onde ambos trabalhavam, avançou para o apoio à criação de uma secção de marcha no União Atlético Povoense. Mas o passo mais importante estava para ser dado, com os contactos junto da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Lisboa com vista ao reconhecimento da marcha como disciplina do atletismo com os mesmos direitos das restantes.
A federação começou por ignorar o caso, enquanto a AAL (sobretudo através de Mário Paiva) apadrinhou o esforço de Aires Denis e companheiros, integrando o dirigente povoense na estrutura directiva. Seguiu-se a realização das primeiras provas de marcha ao fim de seis décadas de inacção (tinha havido marcha nos Jogos Olímpicos Nacionais, em 1911/1912) e, já no final de 1982, a criação do Clube Português de Marcha Atlética, o primeiro a nascer da marcha.
Por motivos de saúde, há alguns anos que Aires Denis está afastado da modalidade, mas a marcha portuguesa não o esquece.