quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Festival de Marcha Atlética em Tlaxcala, México

Tlaxcala, cidade mexicana localizada no centro do país, a uma altitude de 2.278 metros, foi palco de um festival de marcha atlética no dia 6 de Novembro, reunindo uma centena de atletas, alguns dos quais vindos do Chile.
Nas provas principais do programa destaque, na prova masculina, para a vitória do atleta chileno Yerko Araya Cortes, nos 10 km com 42.57 m (10º classificado nos 20 km da Taça do Mundo de Chihuahua e medalha de prata nos Ibero-americanos de San Fernando), seguindo-se-lhe os atletas da “casa” Carlos Sánchez Cantera, com 43.13 m, e Rafael Román Avendaño Hernández, com 43:58 m.
Na prova feminina, também disputada na distância de 10 km, Angélica María Hernández (50.20 m) superiorizou-se à sua compatriota María Esther Sánchez (50.48 m), ambas internacionais do seu país, enquanto a terceira, Lizbeht Silva Miranda, também do México, realizou 52.04 m.
Referência ainda para a vitória de Jesus Tadeu Veja, nos 5km, na categoria de juvenis (menor), atleta que nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Singapura, se classificou no 7º lugar.
Embora não tenham participado as actuais “estrelas” mexicanas da marcha o evento contou, no entanto, com a presença Joel Sánchez (na foto), medalha de bronze nos 50 km dos Jogos Olímpicos de Sydney, a quem coube dar o tiro de partida.
O México é uma das potências mundiais da especialidade tendo já três dos seus atletas alcançado o ouro em Jogos Olímpicos: Daniel Bautista (20 km, Montreal 1976), Raúl González (50 km Los Angeles 1984), e Ernesto Canto (20 km Los Angeles 1984).