A AIFA anunciou hoje que os juízes internacionais de marcha José Dias e Joaquim Graça integram o nível mais alto do novo painel (2011-2014) de juízes da especialidade da federação internacional (nível III), após conhecidos os resultados do curso realizado em Paris, no fim do mês de Outubro.
É uma excelente notícia para a arbitragem portuguesa que, pela primeira vez, inclui dois elementos no restrito grupo dos melhores juízes de marcha do mundo, seleccionados após exaustivos e exigentes exames.
José Dias, juiz de categoria nacional, filiou-se em 1980 no Conselho de Arbitragem da Associação de Atletismo de Lisboa e integra o Grau A do painel nacional desde a sua constituição, em 1990, tendo ingressado no nível III do painel da AIFA em 1993.
Os Campeonatos Mundiais de Juniores, realizados em Lisboa, em 1994, constituíram a sua primeira actuação em competições organizadas pela AIFA. A sua nomeação para os Jogos Olímpicos de 2004 e 2008 foram os momentos mais altos da carreira na arbitragem. Avaliado em 1998, 2002, 2006 e agora, em 2010, sempre obteve aprovação.
Joaquim Graça, árbitro (oficial técnico nacional), também filiado no Conselho de Arbitragem da A.A. de Lisboa, desde 1996, ingressou no Grau A do painel nacional em 2003, e no ano passado participou em Leeds, com aprovação, na certificação levada a efeito pela Associação Europeia de Atletismo vendo o seu nome incluído, pela primeira vez, no painel de juízes de marcha de área (nível II da AIFA). Por, entretanto, ter-se classificado nos primeiros lugares da certificação de Leeds teve direito a candidatar-se à certificação para o painel de nível III, com o sucesso agora conhecido.
No panorama internacional actuou, em Junho deste ano, nos Campeonatos Ibero-americanos, em San Fernando, Cádiz, e também no Grande Prémio “Cantones de La Coruña”.