segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Kristina Saltanovic (Lituânia) e Pedro Isidro (Benfica) repetem vitórias nas Galinheiras

Kristina Saltanovic e Pedro Isidro foram os vencedores absolutos das provas de 5000 m do 18.º Grande Prémio de Marcha (e 10.ª Légua) das Galinheiras, realizado sábado, 20 de Novembro, na pista “Prof. Mário Moniz Pereira”, na Alta de Lisboa.
A atleta lituana, representando o clube Interwalk, registou 22.54,3 m e averbou a sua quarta vitória consecutiva no evento, enquanto o benfiquista, ao obter 21.24,3 m, somou a terceira vitória nos últimos três anos.
Os lugares imediatos, na prova feminina, foram ocupados por Anna Hurlebaus, do CN Rio Maior, 26.49,1 m (1.ª juvenil), e Ana Silva, da CP Corroios, 28.05,3 m (sénior), enquanto na masculina, considerando o conjunto das provas realizadas nas pistas 1 e 5, Luís Silva, da AA Coimbra, fez 21.47,2 m (1.º veterano) e Pedro Martins, do CA Seia, realizou 22.10,5 m (2.º sénior).
O Centro de Atletismo das Galinheiras, clube organizador, foi o vencedor da classificação colectiva, somando 94 pontos, seguido do Clube Natação do Rio Maior, com 123 pontos, e da Casa do Povo de Corroios, com 72 pontos, a mesma pontuação obtida pela 4.ª equipa, o Grupo Desportivo de São Domingos.
De louvar a instituição de prémios aos melhores tecnicistas (escalões de benjamins e infantis, masculinos e femininos) para os quais, de acordo com a votação de um júri nomeado para o efeito, os escolhidos foram os atletas Almudena Gragera, do CA Extremadura, Espanha (benjamim B) e Filipe Beira, do CN Rio Maior (infantil).
O evento contou com a participação de 124 atletas (significativa a quebra em relação aos inscritos, 190), representando 27 clubes de oito distritos, e proporcionou despiques e resultados muito interessantes para esta fase inicial da época.
Momento de rara espontaneidade e particularmente feliz foi o protagonizado por todos os atletas do desporto especial ao brindarem José Henriques, acompanhando-o na sua última volta, na prova de veteranos.
De referir, igualmente, o agradável acolhimento do clube organizador, que proporcionou na sua sede um beberete final para todos os atletas e acompanhantes e aí procedeu à entrega de prémios.
Os resultados completos, individuais por escalão, desporto especial e colectivos, podem ser consultados na página «Calendário» deste blogue.