Ainhoa Pinedo (8102) e Ana Cabecinha foto: Aurelio Gomez |
Na sua primeira competição de marcha atlética realizada esta época, a atleta olímpica Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão (Olhão), obteve a segunda posição nos 5 km marcha da 23.ª edição do prestigiado Torneio “Espada Toledana”, prova realizada sob um frio intenso (6 graus) ao final da tarde de sábado (27-11), em Toledo, cidade considerada em 1986 património mundial da humanidade, e distante apenas 70 km da capital espanhola.
Cabecinha que tem definidas como principais metas no plano internacional, a participação na Taça da Europa de Marcha, em Olhão, e nos Mundiais de Atletismo, em Daegu, Coreia do Sul, esteve sempre na dianteira cedendo apenas nos últimos metros a favor da surpreendente Ainhoa Pinedo (22.21 m), atleta madrilena que, por vezes, também participa em provas do triatlo. Esta estabeleceu novo recorde do circuito, em posse de Maria Vasco (22.23 m), desde 1997. Cabecinha terminaria a três segundos (22.24 m) da vencedora, e a larga distância da terceira a espanhola de Alicante, Sara Alonso (24.33 m).
De assinalar ainda, a interessante participação de duas jovens atletas da Escola Secundária de Tomás Cabreira (Faro). Rita Geirinhas foi quarta nos 2 Km para Infantis, com o tempo de 12.15 m, prova ganha por Alicia Castejon (ISS l’Hospitalet), e Filipa Conceição (bronze nos Nacionais de Juvenis de 2010), terceira nos 3 km para juvenis, com o tempo de 15.30 m, triunfando Nerea Fernandez (Spartak Getafe), com 15.18 m.
Na principal prova masculina, despique muito cerrado para os três primeiros com o triunfo a sorrir a José David Dominguez (San Fernando), com 20.31 m, repetindo a vitória em 2009, seguido do alemão Mike Berger, com 20.32 m, e do internacional juvenil espanhol, Álvaro Uriol (Playas de Castellon), com 20.33 m.