Partida dos 50 km, a vencedora, Viviane Lyra, e o pódio da prova. Fotos: Federacion Deportiva Peruana de Atletismo e CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo. Montagem: O Marchador |
Como na marcha masculina dos 50 km, em que o domínio pertenceu ao Equador, a marcha feminina nesta distância revelou um Brasil pujante com duas das suas atletas a posicionarem nos dois primeiros lugares, Viviane Lyra com o tempo de 4:41:07, e Mayara Luize Vicentainer, com o registo de 5:00:29 o que, com a sexta posição de Paula Raissa Paz da Silva, proporcionou ainda a vitória coletiva do Brasil, com 9 pontos. Yoci Caballero, do Peru, fechou o pódio, com 5:10:00.
Viviane Lyra, de 26 anos de idade, natural do Rio de Janeiro, venceu as três últimas edições dos campeonatos brasileiros nas distâncias mais longas, em 2018 e 2019 nos 50 km, e em 2020 nos 35 km, muito provavelmente a distância que vigorará a partir do próximo ano nos grandes eventos internacionais. No ranking mundial para os 20 km (os 50 km femininos estão fora do programa olímpico) a atleta carioca está a 5 lugares (3 atletas por país) da quota estabelecida em 60 atletas, fixada para os Jogos de Tóquio/Sapporo.
Classificação
50 km femininos