domingo, 29 de março de 2020

No aniversário de César Moreno

Cesar Moreno Bravo em dia de aniversário.
Foto: Libertad de Expresión Yucatán. Imagens: VectorStock
Montagem: O Marchador
No dia de hoje em que César Moreno Bravo, membro honorário da World Athletics, completa 86 primaveras, a equipa de “O Marchador” endereça-lhe os PARABÉNS!

Durante vários anos integrou o Conselho Executivo da IAAF (hoje World Athletics) para o qual ingressou em 1991, tendo ainda exercido funções de presidência no Comité de Masters da estrutura da WA e integrado vários grupos de trabalho no âmbito do atletismo e, em algumas ocasiões, no estudo das melhores opções com vista ao desenvolvimento e ao sucesso da marcha atlética a nível mundial.

Antigo atleta, especialista em 400 metros, César Moreno desempenhou funções diretivas no Instituto Nacional de Educação Física do México e foi presidente da Federação Mexicana de Atletismo no período de 1983 a 1988. De referir ainda que Moreno foi diretor-técnico do atletismo nos Jogos Olímpicos de 1968, realizados na Cidade do México, evento onde pela primeira vez as provas de atletismo realizaram-se em pista sintética, registando-se várias outras inovações de natureza técnica.

Delegado técnico em várias competições organizadas pela IAAF/WA, dos quais nos lembramos de algumas como dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e de Pequim (2008) mas também dos Mundiais de Juniores que tiveram lugar em Lisboa, no ano de 1994, fica aqui registado - invariavelmente, a sua enorme capacidade técnica mas, acima de tudo, a figura de grande dimensão humana e de trato afável e atencioso.

Felicidades, César Moreno!