terça-feira, 10 de março de 2020

Olhão vai receber os Campeonatos Nacionais de Marcha de 20 km (estrada)

O cartaz do evento a realizar em Olhão.
Pela segunda vez na história dos Campeonatos Nacionais de Marcha em estrada, cuja primeira edição teve lugar em 1985, a cidade de Olhão vai acolher um dos mais importantes eventos da especialidade em Portugal, a realizar este ano na principal artéria da cidade algarvia - a Avenida da República, com início às 14:45 horas do dia 14 deste mês de março.

A organização do evento é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo do Algarve, contando com o apoio da Câmara Municipal de Olhão. O Algarve foi recetor de campeonatos nacionais da especialidade nos anos de 2010 (Olhão), e 2014 (Quarteira), tendo sido palco da Taça Europa em 2011, igualmente na cidade de Olhão.

Os 20 km marcha (masculinos e femininos) constituem as principais provas dos campeonatos, incluídos na lista de competições válidas para acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio/Sapporo, a disputarem-se em agosto próximo com o limite de participantes em cada prova fixado em 60 atletas. Fatores essenciais estabelecidos pela World Athletics para o efeito são a exigência do circuito ser certificado por um membro do painel internacional de medidores e a presença de, pelo menos, três juízes internacionais dos painéis da World Athletics e/ou da European Athletics.

O concelho de Olhão dispõe de um historial muito rico no âmbito do atletismo no nosso país e particularmente na marcha atlética, uma das áreas do país onde a especialidade está mais fortemente implantada sendo da sua região três marchadores que participaram em Jogos Olímpicos: Ana Cabecinha, Hélder Oliveira e Jorge Costa.

Ana Cabecinha, treinada por Paulo Murta, é a melhor marchadora portuguesa da atualidade nos 20 km marcha. Detentora do recorde nacional com o tempo de 1:27.46 (Pequim’2008), a atleta do Pechão sagrou-se campeã nacional por seis vezes. Tem estado em plano de destaque nas mais importantes competições internacionais, contando com participações nos Jogos Olímpicos de 2008, 2012 e 2016. Para os Jogos deste ano a atleta do Clube Oriental de Pechão está muito bem encaminhada pois no ranking mundial está atualmente colocada na posição 15, considerando a colocação de três atletas por país, número máximo permitido.

Hélder Oliveira, que é funcionário da Câmara Municipal de Olhão (área do lazer e desporto), foi o primeiro na região a participar em Jogos Olímpicos. Nos de Seul, em 1988. Integrou ainda a seleção nacional em três Taças do Mundo. Na década de oitenta, quando o Hélder se iniciou na marcha em representação do Sporting Clube Olhanense, os despiques com José Pinto, outro dos grandes marchadores daqueles tempos, eram empolgantes. Um que ficou na memória aconteceu a 28 de março de 1987 com a realização do primeiro evento de marcha em Olhão (I Circuito Internacional GELVI, numa iniciativa do Futebol Clube Império) levado a efeito precisamente na Avenida da República, com milhares de pessoas a assistir e a incentivar entusiasticamente o atleta algarvio.

Jorge Costa, o homenageado do evento, empresta a sua foto ao cartaz e dá o seu nome ao Torneio Nacional Marchador Jovem, destinado aos escalões de infantis e iniciados. Por sua vez, a competição integra o 5.º Troféu “Jorge Costa” de Marcha Atlética – Freguesia de Quelfes. O carteiro algarvio que colocou um ponto final na sua carreira aquando da Taça da Europa de 2011, integra a estrutura técnica do Clube Oriental de Pechão. Campeão nacional dos 50 km marcha em 2007 e 2011, representou a seleção portuguesa por 18 vezes, participando em Europeus e Mundiais de Atletismo, Taças da Europa e do Mundo e a significativa presença nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.