segunda-feira, 9 de março de 2020

Karla Jaramillo (Equador) triunfou nos 20 km marcha dos Sul-americanos

Pódio e fase inicial da prova de 20 km femininos.
Fotos: Federación Deportiva Peruana de Atletismo
Montagem: O Marchador
As atletas equatorianas dominaram a prova feminina dos 20 km dos Campeonatos Sul-americanos de Marcha que tiveram lugar este domingo em Lima, capital do Peru, obtendo as duas primeiras posições do pódio.

Karla Jaramillo venceu com o tempo de 1:34:58, seguida da sua compatriota Paola Pérez, com 1:35:57, e de Mary Luz Andia, de apenas 19 anos de idade, do país anfitrião, que registou o tempo de 1:36:13.

Jaramillo, de 23 anos de idade, treinada por Giovan Delgado (o mesmo que orientou tecnicamente Glenda Morejón) dedicou o triunfo às mulheres equatorianas “trabalhadoras e lutadoras” no dia em que se assinalou o “Dia Internacional da Mulher” e ao seu filho Omet, de 2 anos de idade, fonte inspiradora quando compete fora do país em competições internacionais, ela que em fevereiro havia fixado um novo recorde pessoal (1:30:39) marca bem dentro dos mínimos olímpicos para Tóquio/Sapporo.

O Equador, que é uma potência da marcha atlética sul-americana, nunca tinha visto uma atleta sua ganhar os Sul-americanos da especialidade cuja primeira edição no setor feminino teve lugar em 1999. Desta vez, além do título individual, venceu coletivamente (a quarta classificada foi Janneyh Guamán) totalizando 7 pontos.

Classificação
20 km femininos