terça-feira, 24 de março de 2020

Kurt Sakowski, 1930-2020

Kurt Sakowski nos Campeonatos da RDA em Berlim (1957)
e em 2019. Fotos: Edgar Nemschok/MOZ e Wikipedia
Montagem: O Marchador
Faleceu no dia 25 do mês passado, com 89 anos de idade, o antigo marchador germânico, Kurt Sakowski. Integrou a seleção mista da Alemanha (RDA e RFA) em dois Jogos Olímpicos, em 1960, em Roma, e em 1964, em Tóquio, em ambos os eventos competindo nos 50 km marcha.

Kurt nasceu em Berlim, a 23 de dezembro de 1930, e representou dois clubes na sua carreira desportiva, o SC Einheit Berlin e o TSC Berlin. Sagrou-se campeão nacional nos 50 km marcha em 1953 e nos 20 km marcha em 1957, conquistando ainda vários outros títulos em outras distâncias.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964) foi oitavo classificado nos 50 km marcha integrando uma seleção que viu todos os seus três representantes posicionarem-se nos oito primeiros lugares: Burkhard Leutschke, em quarto, e Christoph Höhne, em sexto. Kurt, em entrevista concedida no ano passado ao portal MOZ (Brandenburg), classificou o seu desempenho nesses Jogos como algo inesquecível e muito especial, acrescentando: «Nos dias de hoje apenas o primeiro lugar conta e o segundo faz de ti o primeiro perdedor».

O melhor resultado obtido por Kurt Sakowski num grande evento internacional foi o 4.º lugar na prova dos 50 km marcha dos Campeonatos Europeus de Atletismo, disputados a 3 de setembro de 1966, em Budapeste. Numa prova que foi ganha pelo italiano Abdon Pamich, Kurt encetou uma recuperação extraordinária nos últimos quilómetros depois de estar a quase dez minutos do atleta soviético Aleksandr Shcherbyna (medalha de bronze) sendo no final a mesma reduzida para apenas 48 segundos.

Convidamos o leitor para a leitura de um sentido texto no blogue GSN (Gehsportnetzwerk) publicado por Dick Gnauck, assinado por este, Ralf Hamann e Christoph Höhne, a propósito do falecimento do especial amigo e treinador "Sakko" Kurt Sakowski, aqui.

À família, amigos e companheiros do desporto, a equipa do blogue «O Marchador» expressa as suas condolências e a sua homenagem a Kurt Sakowski.