quinta-feira, 5 de março de 2020

Grande Prémio de Marcha “Ciutat del Prat” – Memorial Moisés Llopart (resultados)

A partida das principais provas (1 hora/10.000 m) e os vencedores
Roberto Vieiro e Cristina Montesinos Gil. Fotos: Antonio Amigo
Montagem: O Marchador
Teve lugar no domingo (1 de março) o Grande Prémio de Marcha Cidade de Prat, uma organização do Clube Pratenc Associação de Atletismo, sob supervisão da Federação Catalã de Atletismo, que se disputou na Pista de Atletismo Moisés Llopart, inserida no Complexo Desportivo Municipal Sagnier, em Prat de Llobregat, na Catalunha.

As provas, destinadas a todos os escalões etários, tiveram a participação de quase centena e meia de atletas com a jornada a fechar com a prova da Hora (Absolutos, Sub-20 e Sub-18), masculinos e femininos.

No setor masculino, o primeiro a perfazer uma hora no maior número de quilómetros foi Roberto Vieiro (CA Santiago), com 13.027 metros (45:06.9 na passagem aos 10.000m). Nos outros lugares de pódio classificaram-se Marc Guerreiro (L’Hospitalet AT), com 12.788 metros e Paul Mcgrath (Cornellà AT), com 12.450 metros.

No setor feminino triunfou Cristina Montesinos Gil (Lleida UA), com 11.357 metros (50:11.1 na passagem aos 10.000m), seguida de Iria Teijeiro Gamez (Hinaco Monzon), com 11.357 metros, e de Alexia Palomero (AA Catalunya), com 11.113 metros.

Pelo segundo ano consecutivo a organização do evento da Catalunha entendeu homenagear, a título póstumo, uma das grandes figuras do atletismo espanhol – Moisés Llopart. Foi treinador do seu filho, Jordi Llopart, o primeiro atleta espanhol a obter uma medalha nuns Jogos Olímpicos. Principal impulsionador do atletismo de El Prat, Moisés Llopart teve um papel vital no crescimento a alto nível da disciplina em Espanha, isto na década de setenta, em que o atletismo espanhol e principalmente na disciplina da marcha atlética iniciou um ciclo dourado na conquista de medalhas em grandes eventos internacionais.

Resultados completos, aqui.