sexta-feira, 20 de março de 2020

Evocando Yuki Yamazaki (Japão)

Yuki Yamazaki na sua despedida em Nomi e nos Jogos Olímpicos de
 Pequim 2008. Fotos: Ikumikodama e AFP/Getty Images
Montagem: O Marchador
No dia 14 deste mês, por ocasião da realização dos campeonatos japoneses dos 20 km marcha, em estrada, disputados na cidade de Nomi, e nos quais ficou bem patente a qualidade dos resultados alcançados pelos marchadores nipónicos, a exemplo de outros eventos da especialidade que têm tido lugar nos últimos anos – bem retratados nas listas e rankings mundiais do ano – houve um dos participantes que decidiu colocar ponto final a uma profícua carreira internacional de duas décadas: Yuki Yamazaki.

Em 2000 a qualidade e a quantidade de marchadores japoneses de nível internacional não era - longe disso, do altíssimo nível que hoje representa. Yamazaki, então júnior, iniciara-se no atletismo pelo liceu de Toyama, isto depois de ter integrado a principal equipa de futebol. Como o atletismo apaixonava-o decidiu experimentar mas o treinador do liceu notou nele algumas debilidades físicas e deu-lhe a escolher duas opções. Decidiu dedicar-se à marcha e o sucesso foi imediato.

Naquele mesmo ano, Yamazaki estreou-se internacionalmente nos mundiais de juniores disputados em Santiago do Chile onde haveria de se classificar na 20.ª posição na prova dos 10.000 metros mas em 2002, nos seguintes mundiais da categoria, que tiveram lugar em Kingston, na Jamaica, a sua evolução foi exponencial. 5.º na prova. De permeio estabelecera o recorde do liceu na prova dos 5.000 metros (pista), com o tempo de 19:35.79. Coincidindo com a sua entrada, em 2002, na Universidade de Juntendo, que contava com uma excelente equipa de atletismo, e competindo nos 20 km registaria 1:20:43, o terceiro melhor resultado de sempre no escalão, vindo ainda a ganhar, no ano seguinte, a medalha de prata na prova dos 20 km marcha dos campeonatos asiáticos de atletismo

Yuki Yamazaki, nascido a 16 de janeiro de 1984, na Prefeitura de Toyama, e que foi treinado por Tsugumichi Suzuki, começou aos 20 anos a competir em provas de 50 km onde se viria a revelar um verdadeiro especialista. Estreou-se em Wajima garantindo o acesso aos Jogos Olímpicos de Atenas, aqui classificando-se na 16.ª posição, então a melhor classificação jamais obtida por um atleta japonês. No ano seguinte, nos mundiais de Helsínquia, foi 8.º, apenas superado pelo 6.º lugar de Fumio Imamura nos mundiais de 1997, hoje um dos principais rostos da equipa técnica japonesa para o setor da marcha.

Foi recordista nacional e várias vezes campeão nacional. Nos seus segundos (de três) Jogos, os de Pequim, em 2008, as coisas não lhe saíram mal ao ser 11.º nos 20 km e 7.º nos 50 km mas a melhor classificação individual enquanto sénior haveria de a obter em 2010, na Taça do Mundo de Marcha, na cidade mexicana de Chihuahua, com o 6.º lugar nos 50 km. Abandona as lides competitivas com recordes pessoais nos 20 km, de 1:20:38, e nos 50 km, de 3:40:12.  

Fonte: IAAF/WA