sábado, 24 de dezembro de 2016

Matej Tóth, Atleta do Ano na Eslováquia

Matej Tóth, Atleta de 2016 na Eslováquia.
Foto: Federação de Atletismo da Eslováquia
O marchador eslovaco Matej Tóth, campeão olímpico na prova dos 50 km marcha do Rio de Janeiro, foi eleito Atleta de 2016 pela imprensa do seu país, obtendo um total de 1151 pontos, mais 75 que o ciclista Peter Sagan (campeão mundial de estrada em 2015 e 2016). Na terceira posição ficou a tenista Dominika Cibulková que em outubro deste ano, em Singapura, sagrou-se campeã do WTA Finals, sendo a 5.ª do ranking mundial.

Tóth, nascido em 10 de fevereiro de 1983, em Nitra, é treinado por Matej Spišiak e representa o Centro de Desportos Militares de Dukla Banska Bystrica. Tornou-se no primeiro atleta na história da Eslováquia, desde a independência do país, em 1993, a obter uma medalha olímpica na modalidade do atletismo.

Apenas Josef Priblinec, outro atleta da Eslováquia, então integrada na antiga Checoslováquia, obtivera uma medalha, a de ouro, nos 20 km marcha dos Jogos de Seul, em 1988. E é o próprio Tóth a referir que Priblinec foi para ele um fator de grande motivação na sua caminhada para o ouro do Rio. Várias vezes (ele e o seu treinador), reviram o filme da prova de Seul.

Tendo-se estreado em competições internacionais na Taça do Mundo de Marcha, em 1997, na República Checa, Tóth viria a surpreender tudo e todos ao vencer a Taça do Mundo de Marcha, disputada em Chihuahua, no México, em 2010, conquistando a sua primeira medalha em grande competições internacionais, isto contra todos os prognósticos que apontavam mexicanos e outros os favoritos ao triunfo.

Para os mundiais de Londres, em agosto do próximo ano, Matej Tóth vai apontar, com toda a certeza, para a revalidação do título mundial.